quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CARTA ABERTA


CARTA ABERTA DOS VEREADORES DA BASE GOVERNISTA A PREFEITA MARIA DE FÁTIMA ROSADO

É com um misto de responsabilidade e sensação do cumprimento do dever, que nós vereadores nesta subscritos, vimos à presença de Vossa Excelência através desta carta aberta, fazer um apelo em relação às medidas tomadas na área da saúde em nosso Município.

É verdade que para analisar a realidade hoje existente é necessário conhecer os determinantes históricos envolvidos neste processo; pois, assim como nós somos frutos do nosso passado e da nossa história, o setor de saúde sofreu as influências de todo contexto político-social pelo qual o Brasil passou ao longo do tempo.

Mas o que nos dignifica é saber que Mossoró sempre esteve na vanguarda desse processo, seja pelos atendimentos ambulatoriais, seja na implementação do PSF e até mesmo na criação das UPA's, onde nossa cidade sempre vem dando exemplos concretos a todo o Brasil de como o Poder Público deve tratar a saúde...Do seu povo.

Entendemos que o redimensionamento da rede municipal de saúde bate às portas do Palácio da Resistência em ritmo e dor, pois sabemos que para quem teve uma vida voltada para a saúde, essa deve ser uma das decisões mais difíceis que venha tomar a Prefeita e até mesmo como a profissional da saúde que sempre foi.

Excelentíssima Prefeita, nós que fazemos a bancada da situação, queremos dizer que é possível, sim, mudar esse quadro sem a necessidade do fechamento do CAPS (Centro de Acompanhamento Psicossocial), AMI (Atendimento Materno Infantil), UBS (Unidade Básica de Saúde), GEO (Centro de Especialidade Odontológica) e o Centro Clínico da Abolição IV; pois, nós vereadores e vereadoras da base da base governista estamos à disposição para juntos discutirmos uma saída para mais essa dificuldade que o seu governo vem enfrentando.

Sabemos que a diminuição nos repasses federais e na arrecadação municipal vem afetando as prefeituras de todo o país o que não é diferente para o município de Mossoró.

A nossa posição é, e sempre será, a de ajudar a nossa cidade a sair das dificuldades, pois quando fomos eleito sabíamos que essa era nossa principal incumbência junto ao poder executivo em favor do povo mossoroense; por isso Prefeita Fafá Rosado, estamos irmanados neste propósito, o de tentar encontrar uma solução que seja satisfatória, fazendo com que o impasse não penalize mais ainda a população que precisa ter de volta a normalidade dos serviços que são essenciais, pois com sentenciou Lawrence Durrél, "A cidade é um mundo se amarmos um de seus habitantes", e é por isso Prefeita que estamos diante de Vossa Excelência, porque amamos esta cidade, cada um ao seu modo, do seu jeito, à sua maneira.

Para resolver os problemas é necessário ter vontade política antes de tudo e depois, a capacidade de diálogo com todos os envolvidos no processo, e isso Prefeita, sabemos que não falta em Vossa Excelência, é por sermos convictos dessa realidade que nos comprometemos em partir lado a lado com a Senhora na busca de caminhos menos penosos e mais frutíferos para a nossa cidade.

Senhora Prefeita Fafá, sabemos que vivemos em um período de imensos desafios, mas sabemos também que nossa função como mulheres e homens Públicos que somos é de enfrentá-los com determinação e superá-los, e é com essa consciência que estamos juntos (Poder Legislativo e Poder Executivo) para mais essa empreitada pois como escreveu o Francês Molière, "Não somos responsáveis só pelo que fazemos, mas também pelo que que não fazemos".

Por isso Senhora Prefeita reiteramos o nosso pedido junto a Vossa Excelência que ao pensar o redimencionamento nos serviços de saúde de Mossoró não pense de maneira incisiva pelo fechamento do CAPS (Centro de Acompanhamento Psicossocial), AMI (Atendimento Materno Infantil), UBS (Unidade Básica de Saúde), CEO (Centro Especialidade Odontológica) e o Centro Clínico da Abolição IV, pois sabemos da importância e da falta que irão fazer as comunidades onde se localizam.

Prefeita! Lembramos que seremos sempre soldados espartanos na obstinação e romanos na disciplina, ao empunhar a espada com a determinação e coragem, guiados pela luz da justiça, para que a Vossa Excelência tenha as condições necessárias e suficientes para buscar as melhorias que Mossoró tanto precisa.

SALA DAS SESSÕES "JOÃO NICERAS DE MORAIS"
Mossró/RN 13 de Outubro de 2009

Daniel Gomes da Silva (PMDB)
Maria Auxiliadora do Nascimento (PSL)
José Domingos Gondin (PMDB)
Francisco Dantas da Rocha (DEM)
Nina Ribeiro de Macedo Rebouças (DEM)
Jório Régis Nogueira (PDT)
Flávio Tácito da ilva Vieira (PSL)
Claudionor Antonio dos Santos (PDT)
Ricardo Soares Nogueira do Couto (PDT)

Nenhum comentário :