sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ECONOMISTA (outras opiniões)


O QUE É SER ECONOMISTA?

"Estar continuamente antenado para perceber as oportunidades e ameaças do ambiente (global, nacional, regional, local, setorial, empresarial), criar estratégias e táticas de superação, sem esquecer da imperiosa necessidade de conversão e a responsabilidade social. Apenas pensar e não fazer acontecer de nada adiantará. É como os dois sapinhos à beira da lagoa, admirando o azul da água e desejando mergulhar mas nunca se jogando na água. Por isso, nem se molham".
Humberto Desasso, economista catarinense, consultor de alta gestão e colunista do site do COFECON

QUAL O MAIOR DESAFIO DO ECONOMISTA?

"O mundo se tornou mais competitivo. Antigamente as movimentações de mercado e da economia eram mais lentas, as interpretações das tendências eram mais duradouras. Hoje decisões são tomadas do outro lado do mundo e quase que on-line temos que absorve-las e reorientar novas decisões que, quando tardias, podem gerar graves prejuízos ou novas dificuldades que podem comprometer a sobrevivência dos negócios ou dos empreendimentos. O nosso desafio da profissão é demonstrar a sociedade a importância do profissional economista. Certamente, como resultado teremos a diminuição da mortalidade dos empreendimentos. Muitas vezes assistimos os suados recursos financeiros serem consumidos em negócios que não têm viabilidade econômica necessária para prosperar, por se pautarem em palpites de profissionais que desconhecem a complexidade do mercado em que pretendem atuar, e que só o profissional em economia sabe orientar"
Wilson Roberto Villas Boa Antunes, conselheiro federal paulista

O QUE MAIS DÁ PRAZER NA PROFISSÃO?

"É ter a compreensão de que a ciência ou conhecimento científico é um pedaço da mesa, que o ser humano é formatado para ser feliz e solidário. E que a maior de todas as compreensões é a capacidade do homem de ser sujeito e não objeto da sua história"
Wilson Benício Siqueira, professor, presidente do CORECON-MG

Nenhum comentário :