
Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.
De conformidade com sua definição, os elementos básicos de um sistema econômico são: 1) os estoques de recursos produtivos ou fatores de produção, que são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia; 2) o complexo de unidades de produção, que são constituídas pelas empresas e; 3) o conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais, que constituem a base de organização da sociedade.
Quanto à classificação, atualmente, se conhece a existência de dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista ou economia de mercado é regido pelas forças de mercado, predominantemente a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O sistema capitalista predomina na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização e sua economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem, apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado) visando à obtenção de lucros.
Historicamente, o sistema capitalista tem passado por grandes evoluções, no século XIX, o capitalismo apresentava-se estruturado, com os industriais e banqueiros centralizando as decisões econômicas e políticas, e os comerciantes atuando como seus intermediários. No final deste século, acentuavam-se as tendências à concentração, com cartéis, truste e monopólio, o que, no século XX, resultaria na formação de gigantescas empresas multinacionais. No sistema capitalista, as crises são freqüentes, provocando falências, desemprego e inflação em boa parte do mundo. Para amenizar os efeitos dessas crises, é crescente a intervenção do Estado na economia.
Já no sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada, as questões fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamadas nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matéria-prima etc. o sistema socialista tem suas doutrinas e movimentos políticos voltados para os interesses dos trabalhadores, priorizando eliminar as diferenças entre as classes sociais e planificar a economia, para obter uma distribuição racional e justa da riqueza social.
Na realidade, o sistema econômico não se apresenta de forma homogênea, de modo a se observar formas contrastantes na mesma totalidade social. Assim, no capitalismo mais avançado, persistem formas artesanais de produção pré-capitalista. Também em países socialistas co-existem a propriedade estatal, a propriedade cooperativa e a pequena ou média propriedade rural particular. Alguns estudiosos defendem a tese de que, historicamente, os sistemas econômicos atuais (capitalismo e socialismo) caminharam para uma aproximação rumo a sociedades industrializadas geridas burocraticamente e de forma centralizada.
No capitalismo o planejamento e a centralização decorrem da ação do Estado e dos monopólios, enquanto do lado socialista se acentua a tendência a recorrer a determinados mecanismos próprios da economia de mercado, possibilitando a concorrência entre as empresas de propriedade estatal.
Em síntese os países organizam-se segundo esses dois sistemas, ou alguma forma intermediária entre eles.
GLOSSÁRIO
Fatores de Produção: Recursos de que as pessoas e, conseqüentemente a sociedade (que pode ser um país, uma região, uma comunidade etc.) dispõe para produzir qualquer bem ou serviço. Os fatores de produção se dividem em quatro categorias: trabalho, recursos naturais, capital e tecnologia.
Cartel: Organização de comercialização em conjunto criada por empresas que fixam o preço de venda e as quotas de produção para as empresas filiadas, que assim deixam de concorrer entre si. As empresas que formam um cartel mantêm sua independência e individualidade, mas devem respeitar as regras aceitas pelo grupo, tais como: divisão do mercado e a manutenção do preço combinado ou estabelecido.
Truste: Estrutura empresarial na qual várias empresas, já detendo a maior parte do mercado, fundem-se para assegurar esse controle, estabelecendo preços elevados que lhe garantam elevadas margens de lucro.
Monopólio: Tipo de mercado onde existe a exclusividade ou privilégio de venda. No monopólio não há competidores, não existem produtos para substituição, ocorre alta influência nos preços e o estabelecimento é regulado pelo próprio produtor.
Planificação: Método de planejamento central usado nos países socialistas, em que as decisões de natureza econômica, são tomadas por um órgão estatal. Pressupõe a elaboração de planos de produção rigorosos para todos os setores da economia.
33 comentários :
Adorei... agora acho que estou mais preparada para poder apresentar uma pesquisa sobre Sistema Econômico!!!
Eu adorei!!!Me ajudou muito no trabalho da facul.. Pena que economia seja tão chato e não entre na minha cabeça! kkkkkk
ajudou muito e para quem acha chato porque não deixar mais inteessante
Muito bom, Entendi muito sobre os dois sistemas economicos...
Obrigada...
gosteii mtoo tbm..agora fiquei tranquila com meu trabalho de economia na facul
Bem interessante o texto, didático na verdade... Obrigada pelo ensino!
Andreza Paes-AM.
Muuuito bom mesmo, esse blog ta de parabéns. Me ajudou, e muito, no desenvolvimento de meu trabalho.
Agora posso reconhecer o que é um sistema ecnômico..
Addorei.
me ajudou um monte em uma dissertação... obrigado!
Adoreii, excelente explicação, me ajudou muito na faculdade, melhor impossívell! valeu...
O texto esta muito bom e de facil entendimento. Por´me o professor de economia defende um terceiro sistema, que seundo elé, é o sistema misto. Você concorda?
Isso tá igual ao emu livro de Fundamentos de Economia. Resumão isso aí!!
Valeu, este conteudo ajudou-me muito...
Muito bom tambm me ajudou bastante!!
Tudo o q eu precisava !!!!
me ajudou em quase nada mais ta valendo
Acho que deveria ser passado em uma linguagem mais simplificada para melhor entendimento, pois nem todos que lêem o artigo são especializados nos assuntos e sim, muitas vezes, alunos procurando direcionamento para realização de trabalhos.
adorei foi bom pra ampliar meu conheçimento......
Obrigado me ajudou muito para entender agora vou me dá muito bem na prova de Economia politica.*-*
MUITO bom!! Meus parabéns!
Muito bom mas gostaria de fazer uma correção no penúltimo parágrafo, onde acredito houve um engano com a inversão do modo de planejamento nos sistemas capitalistasXsocialistas.
Boa dia, também concordo que houve uma inversão no último parágrafo, o editor apenas equivocou-se, a matéria é ótima e foi excelente para minha ajuda.
Obrigado
adorei!!perfeito para mim ajudar em uma resenha, que o professor de teoria economica solicitou,cujo o tema e:sistemas economicos! melhorr impossivel.parabens pela pagina.
adorei!mim ajudou muito no trabalho da faculdade.Em que o professor de teoria economica solicitou cujo o tema e:SISTEMAS ECONOMICOS.melhor impossivel!!!parabens pela pagina!
A informacao que se encontra noblog e muito clara e de facil comprensao, mas em outras pesquisas eu pude encontrar mais dois sistemas:
sistema de concorrencia pura;
E sistema de economia mista.
O que aconteceu com estes?
Adorei com esta matéria vou entender bem o que é um sistema econômico e mais coisa k tem haver com o mesmo.
Maravilhoso!
Otimo blog
Muito bom esse blog,me ajudou mt!
:)
Esse artigo teve grande contribuição em meus estudos sobre economia, muito bom.
ADOREI O ASSUNTO!
Muiiiito obrigado
Meu trabalho esta feito
continue postando conteudos interessante estas ajudar milhoes de estudantes no mundo
grato pela materia, me foi muito util: enriqueceu meu conhecimento e foi de capta importancia para meu trabalho cientifico.
Postar um comentário