sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES DE GÊNERO


Mulheres do Território da Cidadania do Cariri participam de oficina sobre políticas públicas e relações de gênero


Capacitação faz parte do convênio “Mulheres e Autonomia”, organizado pelo Centro Feminista 8 de Março e o Ministério do Desenvolvimento Agrário


Cerca de 20 mulheres do Território da Cidadania do Cariri (CE) se reuniram nos dias 20 e 21 de janeiro, no Mosteiro Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte para participar da oficina “Políticas Públicas e Relações de Gênero” com a educadora popular Ticiana Studart. Esta atividade foi organizada por meio do convênio “Mulheres e Autonomia”, uma parceria entre o Centro Feminista 8 de Março (CF8) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Segundo a educadora popular, durante a oficina as mulheres discutiram sobre as relações de gênero e as políticas públicas do MDA. “Nessa atividade nós vimos como se dá a divisão sexual do trabalho e aprofundamos a construção histórica da desigualdade de gênero. Também discutimos as políticas públicas a partir de uma linha do tempo que visava captar o conhecimento delas às políticas públicas do MDA voltadas para elas”, destacou Ticiana.


A oficina contou ainda com a participação do articulador territorial do MDA, Pedro Lobo, que fez uma exposição do Território do Cariri. Ao final, a educadora popular realizou uma exposição dialogada sobre a interface do convênio do CF8 com os Territórios da Cidadania e, juntamente com as participantes, construiu estratégias para elevar o acesso das mulheres a essas políticas, tendo o Comitê de Mulheres como espaço prioritário para fazer essa articulação.


De acordo com Cícera Martins, representante da ONG Flor do Piqui, o convênio veio para esclarecer os benefícios do governo destinados às mulheres que não sabem como utilizá-los ou sequer sabem que eles existem. “Nós temos sede em Juazeiro do Norte, mas com atuação principalmente na cidade do Crato e percebemos que as mulheres da zona urbana desconhecem muito mais as políticas públicas do que mesmo as mulheres do campo. Isso acontece porque as mulheres da cidade buscam empregos e as mulheres da zona rural buscam as políticas públicas primeiro nas associações e sindicatos para poder trabalharem utilizando os benefícios dos programas sociais”, explica a participante.


O Cariri é composto por 28 municípios semelhantes em sua identidade cultural e sócio-econômica. Por ser o maior Território da Cidadania do estado do Ceará, o Cariri tem encontrado dificuldades em articular os grupos de mulheres, registrá-los e chegar às políticas públicas. “Infelizmente, as barreiras burocráticas ainda tem sido um grande problema para as mulheres alcançarem os programas sociais”, destaca Zildete Costa, do coletivo de mulheres da CUT do Estado do Ceará.


O convênio “Mulheres e Autonomia” é resultado de uma parceria entre o CF8 e o MDA, que está em atuação nos Territórios da Cidadania do Nordeste desde junho do ano passado. Para Francisca de Oliveira, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Ceará (FETRAECE), a parceria se constituiu num importante processo para a população rural dos municípios nordestinos.


“O MDA é o ministério mais importante para a gente e essa parceria com o CF8 abriu um ótimo espaço, de onde temos a oportunidade de levar as políticas públicas às comunidades rurais de mais difícil acesso”, completa Francisca de Oliveira.

Fonte: Leilane Andrade - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário :