MERCADO DE DERIVATIVOS - Derivativos são contratos de compra e venda de ativos , com vencimentos em datas futuras e cujos valores derivam do preço e das características desses mesmos ativos no mercado à vista.
Por exemplo, o valor de um contrato futuro de uma ação (derivativo) depende do valor dessa mesma ação negociada no mercado à vista (ativo-base).
Nesse mercado, as liquidações física (entrega do ativo) e financeira (pagamento do preço estipulado no contrato) ocorrem em data futura, de acordo com o previsto no contrato.
Através deste instrumento, busca-se, primordialmente, posições de "hedge", ou seja, proporcionar proteção a uma determinada carteira de investimento.
Os derivativos também são utilizados por investidores que buscam ganhos acima dos praticados pelo mercado a vista.
Os derivativos são negociados nos pregões da BM&F e, também, da Bolsa de Valores. A seguir, descrevemos exemplos de derivativos e seu ativo base correspondente.
MERCADO DE OPÇÕES - Mercado no qual são negociados direitos de compra ou venda de um lote de valores mobiliários, com preços e prazos de exercício preestabelecidos contratualmente.
Por esses direitos, o titular de uma opção de compra paga um prêmio, podendo exercê-los até a data de vencimento da mesma ou revendê-los no mercado.
O titular de uma opção de venda paga um prêmio e pode exercer sua opção apenas na data do vencimento, ou pode revendê-la no mercado durante o período de validade da opção.
Simples, singelo, sem grandes pretensões. Seria esse o pefil do Blog do Carlos Escóssia, adicionando-se a a intenção de bem informar, com a precisão dos fatos e a análise dos mesmos feita de forma imparcial.
Economista, por formação acadêmica, priorizo esse segmento, intercalando-o com divesificação de assuntos, no intuito de produzir um jornalismo que atenda a demanda dos leitores.
O jornalismo sempre esteve presente - de forma ativa - na tradição familiar e poderia citar inclusive pionerismo como o exemplar Jeremias Escóssia.
Mas, como o disse acima, o blog não tem maiores pretensões que não seja a de bem informar e, concomitantemente, propiciar aos seus leitores diversão, lazer, entretenimento dentro de uma pauta respeitosa, embora firme e ativa, em seu cumprimento.
Seguindo a "linha boêmia", sem a utilização de técnicas expressivas de comunicação, uso a mente para despertar o coração e dele extrair, em forma de "parto" natural, o que, em postagens, ofereço aos meus leitores. O meu eu, por inteito.
Carlos Escóssia
Nenhum comentário :
Postar um comentário