sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

COMO EQUILIBRAR SUAS CONTAS


10 DICAS PARA EQUILIBRAR SUAS CONTAS


1 - Você tem sempre a impressão de que seu dinheiro simplesmente desaparece, muitos dias antes do fim do mês? A saída é fazer um diagnóstico das suas despesas. Para isso, tente anotar, durante um mês inteiro, absolutamente todos os pagamentos e compras que faz, com dinheiro, cartão ou cheque. Assim, terá uma ideia clara e precisa de onde está gastando demais.


2 - Faça um planejamento da sua vida financeira em todos os meses de 2010. Utilizando uma planilha, simule uma projeção do quanto vai ganhar e das despesas fixas e ocasionais. Lembre-se de incluir os pagamentos menores, feitos em dinheiro ¿ os gastos na padaria ou na feira, por exemplo. As pequenas quantias, quando somadas, fazem muita diferença.


3 - Se deseja trocar o carro, comprar um imóvel, financiar uma viagem, o primeiro passo é estabelecer prioridades e destacar as metas a curto, médio e longo prazo. Em seguida, faça as contas de quanto precisará poupar e do tempo de investimento que será necessário para se chegar aquele valor desejado. É com base nesses objetivos que você vai programar seus investimentos.


4 - Crie metas reais. Assim, ao alcançá-las, se sentirá motivado a continuar.


5 - Comece poupando pelo menos 10% de sua renda mensal total. Com o tempo, vá aumentando progressivamente essa porcentagem. O ideal é chegar aos 30%.


6 - Na medida do possível, diversifique seus investimentos entre fundos mais conservadores ¿ que oferecem mais garantia e rentabilidade menor – e aplicações ousadas ¿ capazes de assegurar lucros mais altos em pouco tempo.


7 - Por outro lado, tome cuidado com aplicações ou negócios que prometem lucros extraordinários em curtíssimo intervalo. Milagres simplesmente não acontecem.


8 - Reduza os limites de crédito, tanto dos cartões quanto do cheque, a 50% da sua renda total. E não tenha mais do que dois cartões de crédito à mão, para não perder o controle das suas finanças.


9 - Sempre que possível, pague à vista. Ou negocie para parcelar sem a incidência juros. A pior viagem é comprar em prestações a perder de vista. O prejuízo, nesse caso, é inevitável!


10 - Cuidado com as compras por impulso, que não estão previstas na sua planilha mensal. Melhor consultar seu planejamento antes e voltar à loja depois, se for o caso. Errado é levar um ou mais itens para casa e só depois fazer as contas para descobrir se cabiam ou não no seu orçamento.

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário :