sábado, 19 de setembro de 2009

O QUE É CAPITAL DE GIRO?

Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Posemos observar, conforme o próprio nome indica, que o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, como se fosse o sistema circulatório no corpo humano.

Se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, podemos concluir que:
-Toda empresa que vende a prazo, precisa de recursos para financiar seus clientes.
-Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias, precisam de recursos para financiar estoques.
-Quadro a empresa compra a prazo (matéria-prima ou mercadoria), significa que os fornecedores financial parte ou a totalidade do estoque.
-Quando a empresa tem prazo para pagar as despesas (impostos, energia, salários e outros gastos), significa que a parte ou totalidade dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.

A interpretação das situações acima nos leva a determinar em quais contas a empresa precisa aplicar e de que contas a empresa obtém recursos para financiar o capital de giro.

Um conceito importante para entendimento do capital de giro está relacionado à Necessidade de Capital de Giro. A Necessidade de Capital de Giro indica o montante de recursos que a empresa precisa para financiar suas operações, ou seja, o valor dos recursos que a empresa precisa para que seus compromissos sejam pagos nos prazos de vencimento.
Fonte: Como Elaborar Controles Finaneiros - SEBRAE

10 comentários :

Anônimo disse...

Otimo post... Sanou algumas dúvidas, abrigado.

Anônimo disse...

O que entendi foi: Meu patrão, que compra meus seviços, mesmo antes de receber de seus clientes/empresas, tem que ter dinheiro em caixa pra me pagar?

Anônimo disse...

Grata Carlos, sua forma de explicar é simples e objetiva. Diga-me, pretendo abrir uma loja de roupas, quantos meses devo considerar para calcular a previsão do Capital de Giro que devo ter como investimento inicial?
Ednéia Pedroso

Unknown disse...

adorei!!!! vc abriu ideias para a reuniao da minha empresa obrigado

Anônimo disse...

Carlos, muito esclarecedor o conceito de capital de giro. Tirou minha dúvida! Obrigada

Anônimo disse...

sua explicaçao foi brevi e objetiva grato

suraya Liquiriqui disse...

obrigada, Carlos, tens uma maneira de explicar muito clara e objectiva, estou a fazer um trabalho sobre leasing e tinha dúvidas sobre o capital de giro.Estou completamente esclarecida

Unknown disse...

muito bom. me ajudou muito!

Anônimo disse...

Cristiano dias,obrigado Carlo,tirou minhas dúvidas, muito bom.

Unknown disse...

Muito bom o post. Gostaria também de convida-lo a ser nosso parceiro, cadastre-se WWW.promovafacil.com.br/cadastro - Aguardo seu contato.