segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FATO ECONÔMICO

Carlos Escóssia

O FANTASMA DA INFLAÇÃO


A inflação é conceituada como sendo o aumento continuado no nível geral dos preços. É um fenômeno universal e generalizado que se agravou, a medida que os mercados competitivos deixaram de funcionar e passaram a ser substituídos por mercados monopolístas, oligopolístas e cartelizados que penalizam toda a sociedade e provoca reações negativas e catastróficas nas estruturas: política, econômica e social de um país.

Uma das causas mais comum da inflação, ocorre quando o consumo por parte das famílias é superior a capacidade de produção das empresas em determinado período de tempo. A esse tipo de inflação damos o nome de Inflação de Demanda (ou de procura). A política econômica utilizada pelo governo para evitá-la é o controle da moeda em circulação na economia, conhecida como política monetária.

Outras causa pode ser atribuída a um conjunto de fatores, tais como: aumentos salariais, queda na produção, aumento nos preços dos produtos importados, aumento do custo da matéria-prima, pontos de estrangulamentos, desequilíbrios estruturais (decorrentes das imperfeições do Mercado), estrangulamento na oferta de determinados produtos (provocando elevações setoriais de preços), dentre outros. Em uma situação, de um aumento no preço do barril de petróleo no mercado internacional faz com que os preços de sues derivados, nos países que dependem das importações desse produto, se elevem. Como esses derivados são importantes insumos no processo de produção e distribuição da maioria dos bens e produtos de uma economia, esses aumentos inevitavelmente serão repassados aos preços dos produtos, acarretando o que chamamos de Inflação de Custo (ou administrada). Aliás, esse tipo de inflação sempre ocorrerá quando houver aumento nos preços dos fatores de produção.

Uma terceira razão para a elevação sistemática dos preços na economia é o que chamamos de Inflção Inercial. Ela ocorre devido a um comportamento dos agentes econômicos no que diz respeito às expectativas inflácionárias, ou seja, antevendo uma elevação nos preços, as empresas se antecipam e aumentam o preço de suas mercadorias ou serviços. Esse comportamento acaba sendo incorporado também nos contratos e acordos informais e, dependendo do cenário de incerteza, pode perdurar por muito tempo.

Como a inflação é um problema macroeconômico e que afeta o bem-estar da população como um todo, seu controle torna-se a primeira preocupação dos governos, a ponto de, nos dias atuais, as principais economias mundiais adotarem o conceito de metas inflacionárias, em que as políticas econômicas gravitam em torno de níveis máximos de inflação desejada.

Um comentário :

Anônimo disse...

qewrsua txb kgjpg handjob clips

bmhjo!

uqqps bnyzgh vzb hot college girls