sexta-feira, 20 de abril de 2012

,



MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES


06 - 04.10.1755  

O Capitão-mor Pedro de Albuquerque Melo nomeia José de Oliveira Leite, Sargento- mor da Ribeira do Mossoró, onde residia, sendo este a primeira autoridade desta ribeira.  José de Oliveira Leite era o primeiro filho de Tomé Leite de Oliveira, vereador do Senado da Câmara de Natal no biênio 1721-1722.

07 - 05.08.1772   

A Provisão das Dignidades do Cabido de Olinda, concede a Antonio de Souza Machado, ‘Sargento-Mor             da Ribeira do Mossoró e sua mulher Rosa Fernandes, autorização para construir uma capela na fazenda Santa Luzia, em cumprimento de promessa feita por sua intercessão.  Foi a partir desta data que se deu a origem da fundação da cidade de Mossoró, cujo nome sucedeu ao do primeiro sitio de Santa Luzia, sendo ponto central a Catedral hoje existente no mesmo local em que foi construída a capela por aquela autoridade do século XVII.     – A capela foi construída com os cruzados do Sargento–Mor e o auxílio dos devotos circunvizinhos, sendo o primeiro ato litúrgico celebrado em 25 de janeiro de 1773, quando foi batizada uma criança do sexo feminino, cerimônia essa oficiada pelo padre José dos Santos da Costa.

08 - 09.05.1773   

Primeiro sepultamento na capela de Santa Luzia de Mossoró, na pessoa da menina Rita, de 9 anos, filha de Manuel Bezerra de Jesus e de sua esposa, Maria Madalena Teixeira.  Desde então os mortos tiveram sepultura no interior da referida capela.  Anteriormente, as pessoas que morriam neste povoado eram sepultadas na capela de Mata Fresca, distante 12 léguas de Mossoró.

09 - 06.10.1778   

Primeiro casamento na capela de Santa Luzia de Mossoró, sendo nubentes Norberto Gregório da Rocha Marques Filho e Francisca Nunes de Jesus, unidos em matrimonio pelo carmelita Frei Antonio da Conceição.

10 - 13.07.1801   

D. Rosa Fernandes, viúva do Sargento-mór Antonio de Souza Machado, faz doação de extensa faixa de terra, para ampliação do patrimônio da capela de Santa Luzia.

Enviado por Steverson Aquino



Nenhum comentário :