quarta-feira, 25 de abril de 2012

UFERSA




 
ELEITORES DA UFERSA SIMULAM VOTO 

EM TESTE NA URNA ELETRÔNICA


O eleitorado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, já pode simular o seu domínio sob as urnas eletrônicas que serão usadas para a escolha do novo Reitor da Instituição. A Comissão Organizadora da Consulta para Formação da Lista Tríplice de Reitor, com o auxílio da Superintendência de Informática da Universidade, disponibilizou duas urnas que ficarão, até a próxima quarta-feira, 25, no Hall do Registro Escolar e na Biblioteca Orlando Teixeira.


Com a utilização do software SAELE o processo eleitoral se assemelha àquele do Tribunal Superior Eleitora - TSE. Na tela principal aparece o link que leva o eleitor a uma página onde são visualizados os três candidatos com seus respectivos números (que na simulação são fictícios). Com o número do candidato, o eleitor volta à página principal. Ele digita o número no espaço reservado para dois dígitos e, ao confirmar, o sistema ainda pergunta se “Tem certeza de que deseja confirmar o voto?”. O eleitor ainda pode votar “Nulo” ou “Corrigir” o voto ainda não confirmado nas teclas homônimas a estas opções.

 Quanto ao aparato técnico e humano do pleito, o professor Alexandre Oliveira, coordenador do processo eleitoral, explica que serão utilizadas 17 urnas por toda a UFERSA, que serão separadas de acordo com as seguintes categorias: em Mossoró serão 7 urnas para estudantes, 1 para servidores e mais 1 para professores. Em Angicos serão destinadas 2 urnas para os discentes, 1 para os técnico-administrativos e 1 para os docentes, semelhante a Caraúbas, que terá 1 urna a menos para os estudantes. Já Pau dos Ferros terá a disposição apenas 1 urna, direcionada aos estudantes.

Ainda segundo o coordenador, cerca de 70 pessoas trabalharão no dia da eleição, que serão divididas entre os quatro campi. Além disso, a Comissão, formada por 10 servidores da UFERSA, terá ainda a participação externa do juiz José Herval Sampaio Júnior, que auxiliará na transparência dos quase 6.700 votantes da Universidade. A eleição para a escolha do segundo nome que conduzirá a Universidade do Semi-Árido ocorrerá na próxima sexta-feira, 27, das 8h às 21h nos campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas, e das 14h às 21h em Pau dos Ferros.

SIMULAÇÃO 

 O anseio em participar de um processo democrático onde a escolha empossará a figura mais importante para o desenvolvimento da Universidade, tem levado muitos estudantes, servidores e professores da UFERSA Mossoró a procurarem os locais onde as urnas foram colocadas para o voto simulado. Raclenir Lopes, estudante de Engenharia de Energia, foi um dos estudantes que aproveitou o momento para conhecer o funcionamento da urna. “Estou achando todo o processo bastante organizado. Além dessa nova iniciativa, o debate entre os candidatos foi outra característica dessa organização”, opinou o estudante.


O presidente da Comissão Eleitoral, professor Alexandre Oliveira, que no dia da eleição, 27 de abril, é necessário que os eleitores – estudantes, professores e técnicos administrativos – portem documento oficial de identificação com foto. O professor esclarece que a carteira estudantil, para os alunos e, o crachá, para os servidores, não serão aceitos como documento na eleição.


Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA
Jornalista Passos Júnior



Nenhum comentário :