quarta-feira, 11 de abril de 2012

Economia Simplificada



ECONOMIA SIMPLIFICADA

 
O QUE É MERCADO?

Mercado é o ambiente onde ocorrem as trocas comerciais, onde são aplicadas as ações estratégicas das empresas. 

É no mercado que ocorrem as oportunidades, as ameaças e onde a empresa analisa suas potencialidades e fraquezas.
 
De forma simplificada, podemos definir mercado, como sendo o local onde se encontram produtores e consumidores ou vendedores e compradores.
 
O termo mercado pode se compreendido como o processo pelo qual as pessoas interessadas em vender algum produto ou serviço encontram-se com pessoas interessadas em comprar esse mesmo produto ou serviço. 

Tanto compradores quanto vendedores, após, uma análise de suas alternativas, efetuam a transação que melhor atender suas necessidades, estabelecendo um preço de equilíbrio num processo conhecido como lei da oferta e da procura.

As empresas e as pessoas comuns que vendem e compram bens ou serviços formam o mercado. 

 Quando um determinado bem ou serviço possui oferta e demanda, existe mercado para o mesmo.

O mercado comprador representa a demanda, cujo conceito é a procura resultante do desejo/necessidade somado ao poder de compra do consumidor. 

Existe mercado quando há oferta e procura de bens ou serviços, a ausência de uma dessas variáveis, causa a inexistência do mercado.

As várias formas ou estruturas de mercado, dependem fundamentalmente de três características: número de empresas que compõem o mercado; tipos de produtos (se os empresas fabricam produtos idênticos ou diferenciados) e se existe ou não barreira ao acesso de novas empresas no mercado. 

No caso específico das empresas, três fatores, às influenciam nos seus mercados: tamanho e localização da empresa; tipo, qualidade e quantidade de seus produtos e a sua política de preço e serviços.

 CAE


Nenhum comentário :