ECONOMIA SIMPLIFICADA
O QUE É MERCADO?
Mercado é o ambiente onde ocorrem as trocas comerciais, onde são aplicadas as ações estratégicas das empresas.
É no mercado que ocorrem as oportunidades, as ameaças e onde a empresa analisa suas potencialidades e fraquezas.
De forma simplificada, podemos definir mercado, como sendo o local onde se encontram produtores e consumidores ou vendedores e compradores.
O termo mercado pode se compreendido como o processo pelo qual as pessoas interessadas em vender algum produto ou serviço encontram-se com pessoas interessadas em comprar esse mesmo produto ou serviço.
Tanto compradores quanto vendedores, após, uma análise de suas alternativas, efetuam a transação que melhor atender suas necessidades, estabelecendo um preço de equilíbrio num processo conhecido como lei da oferta e da procura.
As empresas e as pessoas comuns que vendem e compram bens ou serviços formam o mercado.
As empresas e as pessoas comuns que vendem e compram bens ou serviços formam o mercado.
Quando um determinado bem ou serviço possui oferta e demanda, existe mercado para o mesmo.
O mercado comprador representa a demanda, cujo conceito é a procura resultante do desejo/necessidade somado ao poder de compra do consumidor.
Existe mercado quando há oferta e procura de bens ou serviços, a ausência de uma dessas variáveis, causa a inexistência do mercado.
As várias formas ou estruturas de mercado, dependem fundamentalmente de três características: número de empresas que compõem o mercado; tipos de produtos (se os empresas fabricam produtos idênticos ou diferenciados) e se existe ou não barreira ao acesso de novas empresas no mercado.
As várias formas ou estruturas de mercado, dependem fundamentalmente de três características: número de empresas que compõem o mercado; tipos de produtos (se os empresas fabricam produtos idênticos ou diferenciados) e se existe ou não barreira ao acesso de novas empresas no mercado.
No caso específico das empresas, três fatores, às influenciam nos seus mercados: tamanho e localização da empresa; tipo, qualidade e quantidade de seus produtos e a sua política de preço e serviços.
CAE
Nenhum comentário :
Postar um comentário