quinta-feira, 19 de abril de 2012

.



MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES



 01 - 10.01.1700 

O Jesuíta Felipe Bourel funda a povoação do Apodi, a cuja jurisdição esteve subordinada a primitiva fazenda Santa Luzia, mais tarde a cidade de Mossoró.

02 - 26.09.1701 

O Governador Geral da Província de Pernambuco, Pedro Martins Marcondes de Alencar, assina ato de doação de terras no rio Upanema, deste município, em favor do Convento de N.S. do Carmo do Recife.

03 - Dezembro de 1701 

Início da Colonização.     Pouco se conhece sobre o núcleo habitacional que os Carmelitas aqui fundaram, já que os mesmos não possuíam na região uma missão oficial.  Era provavelmente uma missão privativa do próprio Convento do Carmo.    – Sobre a sua localização geográfica, consta no inventário dos bens da Ordem Carmelita que ˝a fazenda que possui o Convento na Ribeira do Panema é chamada vulgarmente de ˝Carmos˝, e que a mesma está situada à margem da estrada real, que vai da cidade de Açu à cidade de Mossoró.

04 - 03.07.1708   

O Capitão-mór Sebastião Nunes Colaço, concede sesmaria de 3 léguas por uma, a começar do morro de Tibau, limite com a Província do Ceará, a Gonçalo da Costa Faleiro.

05 -  27.03.1742   

Joaquim de Lemos da Fonseca é nomeado Juiz da Vintena, com jurisdição na Ribeira do Apodi, Panema e Mossoró, função que desde o ano anterior vinha sendo ocupada por Bonifácio Soares Guedes.  Significava a vintena o tributo de 20 réis (moeda de cobre de uso extinto), destinado a renda pública em comercialização superior a vigésima parte das rendas.  De cada vinte era tirado um pelo vintaneiro.

Enviado por Steverson Aquino


Nenhum comentário :