sexta-feira, 20 de abril de 2012

.




SUCESSÃO NA UFERSA


Deu na coluna do jornalista Gilberto de Sousa

DEBATE DEMOCRÁTICO

Conforme eu consegui apurar, o debate foi um típico encontro democrático universitário. O professor Ricardo teve o apoio de parte da massa de alunos, que estavam em blocos como se tivessem sido devidamente orientados. O fato é positivo, pois reaviva o debate universitário, tão em falta no País. O ponto negativo é que Ricardo Leite mostrou claramente que não tem experiência administrativa. Digo isto ao analisar suas propostas, que eram na maioria consideradas irreais. Um desses pontos é se apresentar contra a expansão da Ufersa. Quis aplausos, e obteve, assim como tenta aparecer bem na mídia.

ALFINETAR

Embora sereno, o professor Pordeus apresentou muito bem suas propostas, de forma clara, concisa e sincera, demonstrando conhecimento e experiência. E aproveitou para alfinetar o candidato, ex-pró-reitor José de Arimatéa, ao apresentar dados não desejáveis atuais da Ufersa, como o índice de evasão de quase 25%, que pode ser creditado na conta do ex-pró-reitor, já que durante quase seis anos Arimatéa foi o responsável pela graduação.

DIVISÃO DE FUNÇÕES

Outro ponto abordado pelo professor Pordeus foi propor a divisão de funções, apresentando no debate e sendo assessorado por seu vice-reitor, coisa que nenhum outro fez. Ele garantiu aos presentes que não irá “esquentar” a cadeira de reitor, investindo seu tempo em buscar recursos para a Ufersa, deixando a parte administrativa para seu vice, o professor Barreto. Entre todos os candidatos, Pordeus é o mais antigo, tendo sido pró-reitor de Extensão e assuntos comunitários, chefe de departamento por três vezes e diretor do Hospital Veterinário.

NERVOSISMO

O professor Arimatéa não conseguiu esconder o nervosismo. Mesmo assim, passou a impressão firme como se já estivesse fazendo em espécie de prestação de contas da atual administração. Lógico que isso pegou mal para o atual reitor Josivan Barbisa, que acabou sendo vaiado quando citado por Arimatéa, que ainda jogou duro tentando agredir os outros candidatos. 
 

Deu no Blog de Thurbay Rodrigues 


DE UFERSA

Coincidentemente encontrei-me hoje, em um barzinho, com vários profesores da UFERSA, que vivencia um período pre eleitoral. Meninos, pelo que me contaram, a consagrada gestão do reitor Josivan Barbosa, não teria feito nem a primeira comunhão, se não fosse as "geniais intervenções", do professor-candidato José Arimatea, segundo ele próprio alardeia. 

Os professores me disseram que o cara se julga o rei da cocada preta. 

Alguns alunos e funcionários, residentes aqui no pedaço, já tinham me dito isso. 

Figa, mangalô 3 vezes.

 

Deu na coluna do jornalista Luís Juetê 


EXEMPLO DE DEMOCRACRIA NA UFERSA

O debate da Ufersa foi um típico encontro democrático universitário. O professor Ricardo teve o apoio de parte da massa de alunos, mas pôde-se notar que eles foram orientados. Entretanto, é positivo, pois reaviva o debate universitário, tão em falta no País. O ponto negativo é que Ricardo Leite mostra claramente que não tem experiência administrativa. Digo isto ao analisar suas propostas, que eram na maioria surreais, como ser contra a terceirização dos servidores e contra a expansão da Ufersa, ficando evidente que ele quis aparecer para a mídia, tendo discurso ambíguo. E quis aplausos.

EXEMPLO DE DEMOCRACRIA NA UFERSA II

O professor Pordeus apresentou muito bem suas propostas, de forma clara, concisa e sincera, demonstrando conhecimento e experiência. Outro ponto positivo foi ter apresentado dados não desejáveis atuais da Ufersa, como o índice de evasão de quase 25%. Lamentável.

PORDEUS ATUA NA DIVISÃO DAS FUNÇÕES

Outro ponto forte do professor Pordeus foi propor a divisão de funções, apresentando no debate e sendo assessorado por seu vice-reitor, coisa que nenhum outro fez. Ele garantiu aos presentes que não irá “esquentar” a cadeira de reitor, investindo seu tempo em buscar recursos para a Ufersa, deixando a parte administrativa para seu vice, o professor Barrêto, que, diga-se de passagem, entre todos os candidatos é o mais antigo e experiente da Ufersa, tendo sido pró-reitor de Extensão e assuntos comunitários, chefe de departamento por três vezes e diretor do Hospital Veterinário. Correto, então, e parabéns aos candidatos na Ufersa.



Um comentário :

Anônimo disse...

O debate foi gravado, assistam, ficou claro quem teve melhores argumentos e quem realmente quer fazer a UFERSA avançar!! Se dizem que algumas propostas são 'irreais' para UFERSA, me pergunto como elas são tão reais nas demais Universidades Federais, e nos IFs. É fácil falar e escrever sobre algo que vocês, mídia, totalmente parcial, não vivenciam dia-a-dia! E quem é residente sabe, vivemos em estado de calamidade, se Barreto foi realmente pró-reitor de assuntos comunitários, porque foi se preocupar agora??