segunda-feira, 30 de abril de 2012

.




MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES


21 - 15.03.1852   

A povoação de Santa Luzia é elevada a categoria de    Vila,  através de Decreto Provincial nº 246, sancionado pelo Dr. José Joaquim da Cunha, Oficial da Ordem da Rosa, Doutor em Matemática, Capitão Honorário do Imperial Corpo de Engenheiros, Lente da Escola Militar e Presidente da Província do Rio Grande do Norte.

22 - 07.01.1853  
 
O Padre Antonio Freire de Carvalho se torna o 1º Governante de  Mossoró, eleito para o período de      1853-1856.    Ele tomou posse do cargo na cidade de Açu, perante a respectiva Câmara Municipal, em Sessão Ordinária.

 23 - 24.01.1853
 
Instalação da 1ª Câmara Municipal de Mossoró, sob a presidência do Padre Antonio Freire de Carvalho, juramentado pela Câmara do Assú.  Foram empossados intendentes: João Batista de Souza, Vice-Presidente, Miguel Arcanjo Guilherme de Melo, Vicente Gomes da Silveira, Florêncio de Medeiros Cortês, Francisco Bertoldo das Virgens e o Prof. Luiz Carlos da Costa Junior.  Ao abrir  a primeira sessão da Câmara Municipal, o Padre Antonio Freire de Carvalho, como seu Presidente, proferiu o seguinte discurso:

˝ Tendo eu recebido os sufrágios dos votantes desta Freguesia para um dos Vereadores da Câmara Municipal da nova vila de Mossoró e como mais votado, achando-me juramentado Presidente desta mesma Câmara da Cidade do Assú em sessão ordinária de 7 de janeiro  do corrente ano e por isso autorizado para vos chamar e vos dar posse e deferir juramento em virtude do Aviso da Regência Trina em nome do Imperador, de 22 de julho de 1833, nesta reunião na qual se cumprindo inteiramente a letra do referido aviso que revoga o artigo 30 do Decreto de 13 de novembro de 1832 sobre a instalação das Câmaras das Vilas novamente criadas, é com prazeres que vos vejo nesta casa, reunidos para os trabalhos da nova Câmara, que hoje tem de ser instalada e pelo muito que há a fazer relativo à mesma Câmara, contento-me com o apontamento da matéria que passo a fazer objeto dos nossos trabalhos e passo-vos a juramentar-vos.    Vila de Mossoró, 24 de janeiro de 1853.  Padre   Antonio Freire de Carvalho   -   Presidente˝.

24 - 29.01.1855
 
Nasce em Souza (Paraíba), o Dr. Francisco Sales de Meira e Sá, vulto proeminente do legislativo e da magistratura do Rio Grande do Norte, falecido em Natal a 16 de dezembro de 1920.  O Dr. Francisco Sales de Meira e Sá foi Deputado ao 1º e 2º Congresso Constituinte, Senador da República em 1907, reeleito em 1909, Desembargador junto ao Tribunal de Justiça do Estado, Juiz Federal por concurso e também Vice-Governador com exercício no executivo potiguar durante os últimos sete dias de julho de 1897.  Um intransigente defensor da construção da estrada de ferro de Mossoró, ˝ conseguiu vencer todas as barreiras na Câmara e no Senado, defendendo a concessão da linha férrea para facilitar os auxílios federais˝, afirma Ving-um Rosado, em trabalho sobre sua personalidade.   Mossoró tributa-lhe homenagem, dando seu nome a uma rua no centro da cidade.

25 - 03.02.1855
 
Fundação e instalação da Irmandade de Santa Luzia, em solenidade realizada na matriz de Mossoró, presidida pelo Vigário Antonio Joaquim Rodrigues e testemunhada pelas maiores forças religiosas da então vila.

Enviado por Steverson Aquino



Nenhum comentário :