sexta-feira, 28 de março de 2014

.

UERN EMPOSSA NOVOS DIRIGENTES 

PARA O PRÓXIMO QUADRIÊNIO


O Reitor em Exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Aldo Gondim Fernandes, presidiu na manhã desta quinta-feira (27) a solenidade de posse dos novos diretores e vice-diretores das unidades de ensino superior das faculdades de Ciências Econômicas (FACEM), Serviço Social (FASSO), Educação (FE), Enfermagem (FAEN) e Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). O mandato dos novos dirigentes será de quatro anos.

No evento, promovido na Sala dos Conselhos, foram empossados para dirigir a FACEM os professores Zezineto Mendes de Oliveira, diretor, e Genivalda Cordeiro da Costa, vice-diretora; a FASSO, Glaúcia Helena Araújo Russo, diretora, e Ivana Vasconcelos Moreira Rosado, vice-diretora; a FE, Maria Auxiliadora Alves Costa, diretora, e José Evangelista de Lima, vice-diretor; a FAEN, Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, diretora, e Lucineire Lopes de Oliveira, vice-diretora; e a FAFIC, Ailton Siqueira de Souza Fonseca, diretor, e William Coelho de Oliveira, vice-diretor.

A leitura das portarias de nomeação dos novos diretores e vice-diretores foi feita pela Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais. Em seguida, fez o uso da palavra o professor Emanuel Pereira Braz, que se despede da UERN, recebendo do Reitor em Exercício, Aldo Gondim, a portaria com a sua aposentadoria das funções de professor da instituição. Na solenidade fizeram ainda o uso da palavra, a Professora Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, em nome dos diretores e vice-diretores empossados, o Presidente da ADUERN, professor Valdomiro Morais, e o Reitor em Exercício, professor Aldo Gondim.

Ao se dirigir aos novos diretores e vice-diretores, o Reitor em Exercício, Aldo Gondim, destacou a importância do evento para a vida da Universidade, com a posse dos novos diretores e vice-diretores que assumem. E lembrou do processo democrático que vem acontecendo na Universidade, produto este de uma luta constante dos próprios integrantes. “É muito importante nós participarmos do pleito com a convicção de que aqueles que venceram a eleição serão nomeados”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da  UERN

NOTA DO BLOG:

Essa turma nova, que administra a UERN, a cada dia comprova mais que não é do ramo.

Ontem (27) estive na posse coletiva de alguns diretores e vices de Unidades Acadêmicas, inclusive da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró-FACEM, e lá senti a falta de conhecimento da história da nossa querida UERN, por parte dos seus novo/velhos gestores.

Estive na solenidade, na qualidade de diretor interino da Faculdade de Ciências Econômica de Mossoró, e nem sequer fui convidado para compor a mesa e muito menos citado pelo cerimonial, o que convenhamos, um erro primário, já que todos os outros diretores de Unidades Acadêmicas foram convidados a compor a mesa e citados por mais de uma vez.

O fato que estou relatando, não é por vaidade ou ego, e sim por respeito e justiça, já que era o professor mais antigo (decano) ali presente, além de estar representado a mais antiga Unidade Acadêmica da UERN, no caso, a Faculdade de Economia, célula máter, dessa Instituição de Ensino Superior.

No meu canto fiquei, esperando que a palavra fosse facultada, para poder contar aos presentes, um pouco da história e lutas que participei na companhia de bravos companheiros, para legar a nossa instituição dias melhores.

Infelizmente a solenidade foi encerrado sem que a palavra fosse facultada.

Para não dizer que o meu desencanto e tristeza foi total, um ponto que me deixou muito feliz e orgulhoso, foi a importância ressaltada pelos oradores do - Fórum dos Diretores - cuja idéia de sua criação, estive presente.

SURGIMENTO DO FÓRUM

No ano de 1988, um Grupo de Estudo, formado pelos professores Wilson Bezerra (Depto de História), Francinete Calistrato (Depto de Serviço Social), Helderi Negreiros (Depto de Ciências Jurídicas), Helenita Castro Soares (Depto de Ciências Sociais e Política) e Antônio Almeida (Depto de Administração), sob a minha coordenação (Depto de Economia), aceitamos o desafio de apresentar uma proposta em forma de documento para a estruturação dos Departamentos Acadêmicos, tomando por base a realidade da nossa universidade, cujo histórico se desenvolveu no marco do regime autoritário e sob o domínio de grupos oligárquicos conservadores.

O que na época propomos, no referido documento, teve por base princípios norteadores de uma política e uma prática acadêmica compatíveis com o real papel que deveria nortear uma Instituição de Ensino Superior.

O referido documento intitulado - FURRN: O QUE DELA QUEREMOS - foi quem deu origem ao Fórum do Chefes de Departamentos Acadêmicos, e logo depois, no início dos anos 90, juntamente com o professor Wilson Bezerra (Depto de História) e a professora Roberta Cláudia Bezerra Soares (Depto de Serviço Social), levamos a idéia a todos os Diretores de Unidades Acadêmicas, mostrando a importância de se criar o Fórum dos Diretores, que foi aceito por todos e funciona até hoje.

Finalizando essas observações, gostaria de parabenizar os novos diretores empossados, em especial aos companheiros da FACEM, Zezineto Mendes e Genivalda Cordeiro, reafirmando a importância de conhecermos a história e lutas da nossa querida e amada UERN, pois não poderemos fazer tudo, nem deixar de ter coragem de enfrentar o futuro.

Como diria o meu dileto amigo Carlos Santos: "parece que essa patota não é do ramo".

Nenhum comentário :