sábado, 22 de março de 2014

.

JOSÉ LACERDA RETORNA A

 UERN COMO PROFESSOR VISITANTE


O Prof. Dr. José Lacerda Alves Felipe está retornando à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), após 38 anos, como professor visitante sênior, através de programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O professor submeteu a proposta de um plano de trabalho para a UERN ao Programa Professor Visitante Nacional Sênior da CAPES com o objetivo de desenvolver um núcleo de pesquisa de desenvolvimento regional, apoiar grupos de professores da instituição que estejam elaborando propostas de cursos de mestrado e doutorado, além de resgatar a revista Terra e Sal. 

A proposta foi aprovada. Na tarde desta quinta-feira (20), o professor José Lacerda visitou o Reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes. Na oportunidade, ele afirmou que se sente honrado em retornar à instituição. “Aqui é a minha casa. Me sinto muito confortável em estar aqui. Retornar para a UERN e poder dar a minha contribuição é motivo de orgulho para mim”, afirmou.

O Reitor Pedro Fernandes afirmou ser um grande admirador do trabalho do Professor Lacerda e ressaltou a importância de recebê-lo como professor visitante. “Temos muito a agradecer por este momento de receber José Lacerda, que possui uma grande experiência como professor, pesquisador e gestor. Estamos recebendo um grande nome da pesquisa. Para nós é um momento de muita honra”, afirmou.

José Lacerda Alves Felipe iniciou sua atividade docente na UERN. Ele foi professor do curso de Geografia em 1975 e 1976. É professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ocupava o cargo de Secretário Adjunto de Planejamento e Finanças do Governo do Estado. Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também é professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Programa Professor Visitante Sênior tem o objetivo de apoiar a execução de estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior que, em conjunto com planos institucionais, contribuam para a criação ou fortalecimento de programas de pós-graduação stricto sensu, além de propiciar a produção de conhecimento científico. Podem participar professores/pesquisadores doutores há pelo menos dez anos que estejam aposentados ou oficialmente licenciados para participar do programa. O candidato deve ter sido docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, notadamente nos últimos dez anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UERN

NOTA DO BLOG: 

Aproveito a oportunidade, para informar aos leitores, seguidores e colaboradores do blog, que a  - Revista Terra e Sal -  foi criada em setembro de 1982, quando eu era o Diretor da Faculdade de Ciências Econômicos de Mossoró - FACEM.

A referida revista, foi criada com o objetivo/finalidade de publicar trabalhos oriundos da produção de conhecimento acerca da Região Nordeste e especificamente da Região de Mossoró, era editada pela Faculdade de Ciências Econômicos de Mossoró, uma das unidades da UERN, sendo a sua principal coordenadora e divulgadora.

A Revista Terra e Sal, surgiu de discussões entre um grupo de professores da nossa Universidade, logo após a realização do I Encontro de Economia Salineira, acontecida em junho de 1981, numa promoção da FACEM, célula mater da UERN, que pela primeira vez discutiu a economia de Mossoró, dentro de uma análise crítica e na tentativa, na época, de se encontrar alternativas que pudessem minimizar a crise na economia salineira.

O seu primeiro Conselho Editorial, teve a seguinte composição:
Carlos Augusto da Escóssia - Editor
José Lacerda Alves Felipe
Antônio Gonzaga Chimbinho - Diretor Administrativo
José Victor de Carvalho Júnior
Carlos Alberto de Lima Filgueira 
Kléber Barros
Nazareno de Barros Lima

Por um dever de justiça e gratidão - informamos que a Revista Terra e Sal - só se tornou uma realidade, através de parcerias com a UFERSA (antiga ESAM), Jornal Gazeta do Oeste e a Fundação Guimarães Duque.

Carlos Escóssia

Nenhum comentário :