
GARANTIA BANCÁRIA VERSUS GARANTIAS: MÚTUA, PESSOAL E REAL
Garantia Bancária - Operação de crédito pela qual um banco se constitui, perante terceiros (Beneficiários), garante da execução de obrigações assumidas pelos seus clientes (Ordenadores).
Garantia Mútua - Produto vocacionado para as Micro, Pequenas e Médias Empresas, que se traduz na prestação de garantias para o bom cumprimento de obrigações assumidas pelas Empresas perante terceiros. A partilha de risco com entidades bancárias facilita o acesso das empresas ao crédito, libertando plafonds bancários e permitindo a obtenção de montantes, condições de custo e prazo adequados às necessidades, por norma com redução dos colaterais exigidos.
Garantia Pessoal - Aquela em que outra ou outras pessoas, para além do devedor, ficam responsáveis pelo cumprimento da obrigação.
Garantia Real - Aquela que confere ao credor o direito de se fazer pagar, de preferência a outros credores, pelo valor ou rendimento de certos bens do próprio devedor ou de terceiros, ainda que esses bens venham a ser transferidos, o que acontece desde que a garantia tenha sido registada.
Nenhum comentário :
Postar um comentário