quinta-feira, 25 de março de 2010

EDITORA MALAGUETA PROMOVE SARAU


LÉSBICO-LITERÁRIO EM LIVRARIA CARIOCA

.

Evento marca lançamento do romance “Aquele Dia Junto ao Mar”, de Karina Dias


No dia 27 de março a Malagueta, primeira e única editora latino-americana com posicionamento de lançar livros de e para mulheres que amam mulheres, realiza mais um sarau literário com temática lésbica.


Desta vez, o evento aproveita o lançamento do romance “Aquele dia junto ao mar”, de Karina Dias, estória com sotaque carioca e ambientado no badalado bairro de Copacabana, e acontece na charmosa livraria Bolívar, no coração do bairro.


Estarão presentes as escritoras cariocas Lúcia Facco (autora de As guardiãs da magia, Lado B, As heroínas saem do armário e Era uma vez um casal diferente); Naomi Conte (autora de A livraria da esquina); e Karina Dias, que estará autografando “Aquele dia junto ao mar”, uma apimentada história de amor ambientada na Cidade Maravilhosa

Laura Bacellar e Hanna korich


A proposta das diretoras Laura Bacellar e Hanna Korich, da editora Malagueta, é conversar sobre personagens e histórias lésbicas marcantes, se esta é uma literatura de identidade, se uma proposta como a da Malagueta faz sentido. As autoras lerão trechos de suas obras e depois, se as mulheres presentes se animarem, poderão continuar a conversa na choperia Belmonte, que é bem ao lado e serve um dos melhores chopes do Rio de Janeiro.



Sarau em Copa – Literatura lésbica em evidência
e noite de autógrafos de “Aquele dia junto ao mar”


27 de março, sábado, a partir das 18 horas

na Livraria Bolívar - rua Bolívar, 42, loja A, Copacabana
Rio de Janeiro, RJ, fone (21) 3208-3600



Sobre o livro “Aquele dia junto ao mar”

Editora Malagueta - 416 páginas
R$ 30,00

Acompanha a tumultuada história de amor de Duda, uma estudante de educação física que fica encantada por uma morena belíssima chamada Gabriela. Sem querer ela descobre, no entanto, que a moça é uma garota de programa complicada cheia de más companhias. Carioquíssima como a autora, a história se desenrola entre Copacabana e Santa Teresa, com todo o charme e os perigos da Cidade Maravilhosa.


Sobre Karina Dias
Nascida no Rio de Janeiro em 1979, reside atualmente em São Paulo, onde cursa Jornalismo na Universidade Católica São Judas Tadeu. É autora de nove romances e um conto de temática lésbica postados na internet, entre os quais De repente é amor, Simplesmente irresistível, Quando o amor acontece. Já foi votada a autora mais interessante do site Xana in Box e é muito popular nos sites de literatura lésbica. Aquele dia junto ao mar é seu primeiro romance publicado em forma de livro.


Sobre a Editora Malagueta

Foi pensando em atender as mulheres homossexuais brasileiras em suas necessidades de produtos culturais que falem abertamente de homossexualidade, com elegância e sem discriminação, que um grupo de mulheres assumidamente lésbicas decidiu criar a Editora Malagueta.

Trata-se da única editora de livros em toda a América Latina focada especificamente no público homossexual feminino, dedicada a publicar obras de ficção e não-ficção de autoras brasileiras e promover a divulgação dessa cultura específica através de parcerias, eventos e discussões temáticas. Já editou quatro livros: As guardiãs da Magia, Amores Cruzados, Shangrilá e Aquele Dia Junto Ao mar.


A Malagueta é uma editora de lésbicas para lésbicas, que oferece obras simpáticas e sem preconceito falando de amor e sexo entre mulheres.

No site www.editoramalagueta.com.br, os interessados podem encomendar e comprar os livros e também encontrar indicações de leitura de outras editoras e autoras independentes.


Alguns dados de mercado:


- Dos 25 mil títulos editados anualmente somente um a cada três ou quatro é de literatura lésbica;


- Do total das obras existentes em catálogo das centenas de editoras brasileiras, algo como 5 milhões de títulos os mais variados, apenas 75 são obras de literatura lésbica. Em 2009 foram 10 lançamentos;


- A Editora Malagueta é a primeira casa editorial lésbica da América Latina;


- O mercado homessexual brasileiro é composto de aproximadamente 5 milhões de lésbicas economicamente ativas;


- Segundo o IBGE 10% da população brasileira é formada por homosexuais;


- uma em cada 10 leitoras é homossexual;


- O estudo Mosaico Brasil de 2008 revelou que 5,2% das mulheres já se relacionou com outra pelo menos uma vez na vida;


- Manaus é uma das capitais com mais lésbicas: 10 % da população feminina se declara homo ou bisexual. Cuiabá na direção oposta só tem 2,6% de mulheres homosexuais;


- A internet é o ponto de encontro das lésbicas. Exemplo site Parada Lésbica que recebe 20 mil visitas por dia e abriga a rede social Leskut, com 19 mil perfis e cerca de 100 adesões diárias. Outro exemplo é o portal Dykerama que tem em média 4,5 mil visitantes por dia.

Informações para Imprensa:
Sílaba Comunicação e Marketing - Denise Monteiro - (11) 5073-4954 / 9442-7777
Jornalista Responsável: Rose de Almeida - MTb 21.807 – (11) 7756-4832 www.silabacomunicacao.com.br

Nenhum comentário :