quarta-feira, 17 de março de 2010

OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTOS NA CHINA

GOVERNO DO ESTADO, FIERN E SEBRAE PROMOVEM WORKSHOP NESTA QUINTA-FEIRA

Evento apresenta oportunidade de investimento na China


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por iniciativa da Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais (Senint) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado (Fiern) e do Sebrae-RN, realizará o 1º Workshop de Negócios RN-China. O evento, cujo tema é "Identificação de Oportunidades e Investimentos com a China", será realizado nesta quinta-feira (18), na Casa da Indústria, às 14h.


Segundo o secretário de Energia, Jean-Paul Prates, o workshop é direcionado a empresários, empreendedores, profissionais liberais e dirigentes de entidades empresariais do Estado interessados em iniciar ou aprimorar conhecimentos sobre as oportunidades de negócios e desafios relacionados com a China. Além disso, também deverão participar integrantes das áreas de Desenvolvimento Econômico (Agricultura, Turismo, Indústria, Comércio e Serviços), Planejamento e Finanças, Energia e Relações Internacionais dos governos estadual e de municípios do RN.


Palestrantes


Convidado especialmente para atuar como monitor e palestrante principal do workshop, Vladimir Milton Pomar (diretor de Negócios da BWP S/A, empresa ligada ao grupo BRASIF), já ministrou mais de 50 palestras sobre a China em federações de indústrias e outras entidades empresariais e governos, em 17 estados, desde 1997.


Pomar atua, no Brasil e na China, na atração de investimentos, comércio exterior e relações institucionais, com empresas, entidades empresariais e governos municipais, estaduais e federal. Nesses 12 anos, passou quase dois anos na China, tendo visitado diversas feiras, e visitado 30 grandes cidades, de 15 províncias e regiões autônomas. Residiu em Pequim em 2007.


Também participará do evento o advogado Marcelo de Oliveira Mello (sócio de Mello Martins Advogados). Ele foi gerente jurídico da divisão internacional da Petrobrás por quase 20 anos, onde foi responsável por coordenar todos os processos jurídicos relacionados a projetos de petróleo, gás e energia em quase 30 países, incluindo o processo de incorporação e atuação da empresa na China.



Programação:


14h00 – Abertura


14h30 - Panorâmica sobre a China


15h30 - Características do Mercado Consumidor


16h00 - Intervalo para lanche


16h15 - Atrair investimentos e vender na China


17h00 – Debate


18h00 – Encerramento


Conteúdo de cada capítulo:


1. Palestra Panorâmica sobre a China: Economia, Geografia, Cultura, História, Etnias, Política, Reformas 1979-2009, Desenvolvimento Social, Comércio Exterior, Perspectivas 2010-2030.


2. Características do Mercado Consumidor. Competitividade: custos de produção e infra-estrutura de logística.


3. Realizar negócios na China: cultura de negócios; participação em feiras e rodadas de negócios; diferenças e semelhanças em política tributária, burocracia e contabilidade; promoção em supermercados e mercados populares; relacionamento com empresários e governantes chineses; pesquisas de mercado; planejamento estratégico para ingresso no mercado chinês: ações de curto, médio e longo prazos.


4. Feiras em 2010 na China: com destaque para a realização, em Shanghai, da Expo Mundial, de maio a outubro, onde as cidades que sediarão a Copa 2014 terão espaço no estande do Brasill. Além desta, a Feira de Cantão. Ao longo do ano, ocorrem cerca de 700 eventos na China continental, além de outros 100 que ocorrem em Hong Kong e Taiwan.



Previsões sobre a China (revista Newsweek – 26/10/2009)


1. A China sai como a grande vencedora da crise mundial.


2. Com o seu crescimento e sua capacidade de controle do sistema financeiro, a China ajudou a economia mundial a não cair numa recessão ainda pior.


3. Previsão crescimento PIB – 2009: 8.5%.


4. Reservas cambiais: 2,3 trilhões de dólares.


5. Investimentos no sistema ferroviário: 200 bilhões de dólares.


6. Novos aeroportos até 2012: 100.


7. 2º. e 3º. portos mais importantes do mundo (Shangai e Hong-Kong).


8. Novas rodovias: 70.000 km (particularmente nas regiões periféricas e nas áreas rurais, onde 40% dos vilarejos ainda não tem estradas asfaltadas).


9. Quatro das 10 mais importantes empresas mundiais na área das energias renováveis (solar, eólica e motores elétricos) já são chinesas.


10. Previsão de que até 2020 o piso social será a classe média.


11. Em 10 anos, o desequilíbrio entre as regiões desenvolvidas da costa e as atrasadas do interior será reduzido em 50%.


12. O número de empresas privadas passou de 20 milhões, em 1990, para 40 milhões, em 2009.


13. O consumo doméstico representa 37 % da economia e está crescendo. O restante da economia reside em investimentos privados ou públicos e em poupança. A China é o país com a mais alta taxa de poupança no mundo.


14. Investimentos em economia "verde": 218 bilhões de dólares.


15. A China já é o país que mais produz energia renovável e está se tornando exportador de tecnologias limpas.

Assessoria de Imprensa

Mais Informações: Jean-Paul Prates (8839.3099) e José Mário Gurgel (8704.0266)

Nenhum comentário :