
Rogério discursa sobre mapeamento do Sebrae/RN
As conquistas e desafios e econômicos do RN pautaram o pronunciamento
Na publicação do Sebrae/RN Negócios potigares: mapeamento dos negócios urbanos do RN está demonstrado o grande potencial de desenvolvimento econômico do nosso Estado. Entretanto, inúmeros indicadores arrolados na publicação mostram que é preciso se fazer muito mais para que o Estado se desenvolva de forma adequada, com justiça social e distribuição de oportunidades. O que foi feito até então é insuficiente.
Dois pilares de políticas, eu diria, são fundamentais ao Estado e à superação dos impedimentos de crescimento.
O primeiro é um forte investimento em preparação do Capital Humano. Precisamos de forma urgente elevar a qualidade da educação básica que segundo os principais indicadores oficiais padecem pela falta de qualidade e pelas distorções do fluxo educacional. Precisamos formar técnicos, tecnólogos e profissionais importantes para tocar e qualificar o crescimento, além de capacitar os trabalhadores para que aumentem a produtividade geral no Estado.
O segundo são as obras estruturantes. Muitas promessas foram feitas, mas com pouca efetividade. lembro que é preciso acelerar a construção do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal,devemos cobrar a conclusão da duplicação da br-101, a inclusão do RN na ferrovia trans-nordestina, a ampliação do porto de areia branca ou a construção de um novo terminal em Porto do Mangue, obras necessárias para o barateamento da logistica de transportes e superações de problemas de escoação de nossa produção, Quando isto não acontece, estamos desacelerando o desenvolvimento e não iremos gerar as soluções adequadas para a construção de uma base real propiciadora de crescimento.
O RN pode e deve fomentar a produção de energia limpa, principalmente a Eólica,como uma marca e com isso atrair inúmeras empresas de tecnologia não ofensivas à natureza, gerando empregos e movimentando de forma positiva a economia. o Estado deve priorizar investimentos em tecnologia e inivação, com formação técnica de jovens e o cultivo aos talentos, área em que temos vocação e condições objetivas e favoravéis para nós tornamos a médio prazo um importante centro de tecnologia na região.
Pode-se sugerir, também, o fortalecimento de Centros de Produção mineral,na região do Trairi ,central e seridó onde se procurará agregar valor aos minérios com o beneficiamento industrial e o fortalecimento das cadeias produtivas da extração mineral, hoje na sua maioria na clandestinidade.
Pode-se, ainda, recomendar fortes investimentos na Chapada do Apodi, mossoró e baraúnas .
Tem-se, nesta região, um dos melhores solos do planeta para a produção agrícola, é preciso dar as condições para o desenvolvimento do agronegócio na região,que tem enorme potencial não explorado, a exemplo dos vales úmidos de Ceará-Mirim e Assú que se encontram completamente a margem da preucupação dos nossos atuais dirigentes.
O Turismo em nosso Estado necessita de um plano estratégico decenal, com objetivos claros que possam nos diferenciar dos demais Estados nordestinos com inclusão de eventos de négocios e calendários de manifestações culturais nativas , além de uma politica de divulgação permanente do destino RN e capacitação direcionada de mão de obra
Enfim, são inúmeras sugestões . De projetos de futuro, que exigem pessoas com visão ampla e não a do curto ou brevíssimo tempo, como até agora tem acontecido em nosso estado.
Para o verdadeiro crescimento sustentável do Estado é necessário termos líderes capazes de ver o futuro como uma construção diária e estabelecer as metas e as ações de incremento da economia. Líderes que deixem o discurso facil de lado, a subserviência ao Governo Federal e passem a exigir com vigor e legitimidade os investimentos necessários e prometidos para o Estado do RN.
A publicação do Sebrae dirigida no RN pelo competente Zeca Melo tomou por base uma grande pesquisa com um levantamento vigoroso de dados que investigou 167 municípios, 72.168 questionários foram aplicados e analisados, sendo 66.301 negócios produtivos em áreas urbanas. Portanto, uma importante publicação capaz de ajudar a refletir a respeito de nosso futuro .
Há notícias boas e outras nem tanto. Mas a leitura do material ora analisado nos leva a conclusão de que o Estado tem um grande potencial que não é aproveitado . Para revertemos esta situação é preciso visão de futuro e coragem para o enfrentamento do desafio da superação dos gargalos que impedem o crescimento sustentado de nosso RN.
Fonte: Rogério Marinho Assessoria
Nenhum comentário :
Postar um comentário