APLICATIVO DA ANATEL COMEÇA
A REGISTRAR PROBLEMAS DO
CONSUMIDOR COM CELULAR
Os usuários de telefonia celular já podem registrar os
problemas enfrentados no dia a dia com o serviço por meio de um
aplicativo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nova
ferramenta foi lançada hoje (14) e permite que os consumidores relatem
dificuldades como falta de sinal, conexão lenta ou instável ou queda na
conexão. Também podem ser comunicados problemas nas ligações, como queda
da chamada, ligação ruim ou falta de sinal.
A
funcionalidade de relatar experiências está disponível no aplicativo
Anatel Serviço Móvel, lançado pela agência reguladora no ano passado. O
uso do aplicativo não gera protocolo na Anatel nem substitui as
reclamações feitas pelos canais oficiais da agência, mas é importante
para o acompanhamento da prestação do serviço pela Anatel.
“O
principal objetivo é tentar obter informações dos usuários de serviços
de telecomunicações para se formar uma rede corporativa de experiencias
do serviço. As informações servirão de subsídio para o acompanhamento
junto as operadoras e para revisão do novo modelo de gestão de
qualidade”, informou a superintendente de Controle de Obrigações da
Anatel, Karla Crosara. Os dados também serão encaminhados pela Anatel
para as operadoras de telefonia celular.
Pelo aplicativo, o
usuário só consegue relatar problemas da operadora contratada por ele. A
identificação da operadora pelo aplicativo é automática. “O objetivo
não é denegrir a imagem das operadoras, mas identificar a característica
das experiências de cada usurário”, acrescentou Crosara. Também será
possível consultar as reclamações feitas por outros usuários no
aplicativo nos últimos 30 dias.
O aplicativo Anatel Serviço Móvel
permite consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia
celular, a quantidade de antenas por prestadora em cada localidade, além
do histórico dos indicadores de qualidade.
O aplicativo é
gratuito e está disponível para smartphones com sistemas Android, iOS e
Windows Phone. Eles podem ser encontrados nas lojas de aplicativos
Google Play , Apple App Store e Windows Store. Até agora foram feitos
mais de 450 mil downloads do aplicativo.
Fonte: Agência Brasil
Por Sabrina Craide
Edição: Armando Cardoso
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