quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

POBRE MOSSORÓ!


Discurso do prefeito Francisco José Jr. no encerramento da Festa de Santa Luzia.

Jesus e Santa Luzia abençoem os nossos corações, aliviando nossas dores e nossos medos e nos inspirando a fé a caridade e a solidariedade.

Vaiar, é exercer o direito legitimo de discordância ou crítica. Ou seja, é uma manifestação de desagrado apenas. Quer dizer que algo que fazemos não agrada. É uma manifestação do desamor. E só se sente desamor por quem se ama, por alguém em quem a gente acredita, mas que em algum momento, por algum motivo nos decepciona.

Por isso sou muito grato a Deus por essa manifestação legítima e sincera do povo da nossa terra. Se o meu povo se encontra decepcionado comigo, preciso aceitar, entender e rogar a Deus que me mostre onde e como podemos melhorar a nossa forma de governar.

Porque os dias que Deus me conceder com as responsabilidades de conduzir os destinos do nosso povo, irei usar para fazer o melhor que eu puder. Irei fazer o máximo que eu conseguir. Pois minha fé é minha força.

A vaia dói muito no “orgulho” de um homem. Por isso é preciso agradecer a Deus sim. Afinal, toda oportunidade de combate ao orgulho e amor próprio é oportunidade divina. Lembremos de todas as vezes em que tentamos fazer o bem e o melhor na administração dos nossos lares e muita gente que nos ama não compreende, critica, ataca e fere.

Quando impomos por exemplo limites e regras aos nossos filhos, infelizmente fazemos o bem mas eles se revoltam.

Quando buscamos com amor orientar a um companheiro ou companheira, sobre algo que ele precisa mudar para melhorar, para ser mais feliz, nosso apontamento infelizmente irrita e fere.

O que dizer então do trabalho material? No nosso trabalho é a mesma coisa. Poucas vezes os que trabalham mais são os mais reconhecidos, e o que é pior são muitas vezes esses que são os mais simples que estão tentando todos os dias acertar que são os mais humilhados nos meios em que trabalhamos.

Na administração de uma cidade é tão difícil e complicado quanto nas relações familiares ou de trabalho. E assim como as mães não estão erradas, os cônjuges não estão errados e os profissionais que se esforçam no bem também não estão errados. Todos estão tentando fazer o certo. Mesmo sem serem compreendidos, cada um está construindo em silêncio importantes pontes não compreendidas, mas fundamentais para o futuro da sua família, da sua empresa, ou sua instituição de trabalho.

Com os políticos também não é diferente. Eu estou há dois anos tentando acertar, fazendo o meu melhor, buscando seguir a fé em Deus e as orientações cristãs que Jesus nos deixou.

E irei se Deus me permitir continuar ajustando e adequando o que for necessário. Porque não importam as crises, nem as dificuldades, importa a consciência e eu digo de todo o meu coração. Estou tentando fazer o melhor. O melhor que posso, o melhor que cabe nas minhas forças para o destino de Mossoró.

E graças a Deus já fizemos muita coisa importante que muitos ainda não entendem ou que ainda não conseguem ver. Que revoltam aos amantes da “velha política”. Mas isso não acontece só com os políticos, acontece com todos nós a qualquer momento das nossas vidas, acontece a todos que tentam, que acreditam e que não desistem a todo momento de fazer o melhor que podem.

Vejam Luzia. A jovem virgem de ciracusa que celebramos hoje. A sociedade da sua época a perseguiu e tirou sua vida. O mal ao qual ela foi acusada foi um só, seguir ao cristo.

Paulo de Tarso, o apóstolo dos Gentios levava a mensagem pura de Jesus para todos os lugares e foi surpreendido tantas vezes por bem mais que vaias. Era atingido por pedradas e acusações. Seu crime, pelo qual também foi preso, arrastado, humilhado, injustiçado até sua morte foi um só mplantar igrejas que iriam começar a divulgação do que se tornou hoje a grandiosa mensagem vivida por todos os homens, e que foi deixada pelo próprio Cristo.

E o que dizer meus irmãos do próprio Cristo humilhado, crucificado pela sociedade da sua época mesmo sem ter nada a se censurar?

É claro que sou pequeno. É claro que não sou nada. É claro que não sou ninguém frente a esses nomes grandiosos da história. Claro que ainda tenho muito a crescer, muito mesmo para me melhorar. Mas cada obstáculo faz parte dessa construção. Cada dificuldade, cada agressão ajuda muito nesse processo, por isso digo a Deus. Muito obrigado por permitir vivenciar esse momento.

Vejam que nos últimos meses, a própria igreja que estamos aqui em frente e o próprio município foram atacados por estar a dois anos trabalhando na construção de um sonho lindo de Fé e de progresso. O Santuário de Santa Luzia.

As vezes fico me perguntando, quem poderia ser contra algo que é uma das representações do trabalho de Jesus nessa terra? E eu lhes digo, a resposta, me assusta.

Alguns me acusam de ser irresponsável por não abandonar um projeto dessa grandiosidade num momento de crise. Mas nós, meus irmãos, nós não fomos ensinados por jesus a abandonar o bem nos momentos ruins. Ao contrário, fomos ensinados a pagar o mal com o bem, a procurar formas para que esse bem possa com dignidade se realizar.

Jesus disse: “A Fé remove montanhas”. Eu lhes digo, meus irmãos, fiéis de Santa Luzia, essa frase do Mestre nos permite mais um paralelo também grandioso: A Fé constrói montanhas”.

Deve ter sido por isso que Deus conduziu a mente de todos da gestão municipal para a construção do projeto do Santuário de Santa Luzia lá, bem em cima da Serra Mossoró.

Não por acaso a altura da Serra, não por acaso a montanha, não por acaso a serra e não por acaso o nome Mossoró.

Se Deus nos abençoar, como acredito que vai, porque esse não é o projeto de um homem, de uma pessoa, nem de um governo. É um projeto que inspira a fé recebida de Deus. É um propósito do bem e maravilhoso. Vocês não imaginam como vai ficar linda a montanha que já está bem aqui ao nosso lado e que nós precisamos urgentemente nos dar as mãos para construir nos dar as mãos para transformar.

Dois anos atrás, a igreja, essa mesma que estamos aqui na frente, nos pediu que trabalhássemos nesse sonho. Aceitamos com amor e inspiração o desafio. Era o início da nossa gestão. Nem sabíamos ainda se Deus ia nos conceder a oportunidade de ser efetivamente eleito pelo povo, mas começamos o trabalho.

Ano passado, eleitos pelo nosso povo, já em momento diferente, voltamos aqui nesse palco abençoado e dissemos para essa mesma multidão, que esse ano voltaríamos aqui, tendo em mãos o projeto do Santuário de Santa Luzia.

E quero dizer a vocês que não foi fácil, mas Deus encaminhou tudo. A empresa que venceu a licitação foi iluminada e o projeto está pronto. Só o projeto. É verdade. Ainda não é a obra, ainda não está com o orçamento finalizado em detalhes. Muita coisa em fase de execução e projeção para que possamos realmente seguir na edificação desse grande sonho. Mas meus irmãos, Já é o projeto.

Um projeto lindíssimo que já começa a projetar a nossa Mossoró para as próximas décadas. O arquiteto que apresentou o projeto disse e alí eu vi também, essa não é a Mossoró de amanhã, essa é a Mossoró dos próximos 50 anos.

Que coisa belíssima ficou o projeto da nossa Santa Luzia que ficará olhando para todos nós a mais de 300 metros de altura, sobre a Serra Mossoró.

Saibam que para não depender de política, afinal ninguém sabe o dia de amanha e um político tanto pode não ser reeleito, como também não saber os dias de duração de sua própria vida, como qualquer um de nós não sabe. Por isso esse é um projeto que não será viabilizado pela prefeitura e sim pela sociedade, para que independente de qualquer político, ou de qualquer gestão ou gestor / ele possa efetivamente acontecer. E nos próximos 2 ou 3 anos, se Deus quiser, que esse projeto lindo, abençoado, que nos guia para o futuro, possa estar em condições de começar a ser utilizado por cada fiel de Santa Luzia.

E tudo foi pensado. Imaginem que todo esse povo reunido hoje aqui, caberá sim no nosso Santuário de Luzia que está lindo demais. Parece mesmo uma visão de Deus. Uma visão dos Céus.

Vocês, meus irmaõs ... querem que mostremos como ficou lindo o projeto do Santuário de Santa Luzia?

Sem mais palavras meus irmãos, convido a vocês que são fiés devotos da nossa Santa Luzia para abraçarem conosco esse projeto da nossa Mossoró.

A partir dele será edificado um novo santuário de fé que protegerá ainda mais nossa terra e tantas outras terras que nos rodeiam e as quais somos ligados social e economicamente. O santuário de Santa Luzia criará novas vertentes para a economia da região, trará progresso e total encontro entre Deus e nós homens que precisa ser sempre a nossa maior meta, pois é a única que abre as portas para a transformação que leva a todas as outras.

Muito obrigado pela atenção de todos. Jesus continuará sempre conosco. Que assim seja.


Nenhum comentário :