terça-feira, 22 de dezembro de 2015

UFERSA: APROVADO MESTRADO 

ACADÊMICO EM COGNIÇÃO, 

TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES


A proposta de Mestrado é fruto de um esforço coletivo e apresenta comprometimento com a construção de uma universidade voltada para a transformação social. O Programa apresenta claro escopo interdisciplinar, procurando compreender de forma complexa as interações e transformações que ocorrem nos múltiplos encontros entre processos cognitivos, institucionais e as tecnologias.

Apresenta uma Área de Concentração intitulada “Cognição, Tecnologias e Instituições” que procura, através da problematização do modo de produção e estrutura social vigente, criar estratégias de ação que potencializem processos coletivos, novas culturas de organização e modos de convivência. O curso oferece duas linhas de pesquisa, a primeira: “Desenvolvimento e integração de tecnologias na sociedade”, procura desenvolver, aplicar e aprimorar materiais (técnicas, métodos, tecnologias diversas e sistemas computacionais) para o desenvolvimento e potencialização de processos cognitivos e subjetivos na experiência dos sujeitos e das instituições sociais. A segunda linha: “Experiências, Humana, Social e Técnica” enfoca modos de configuração de estruturas e organizações sociais, modulações da cognição na experiência dos sujeitos nas instituições e organizações sociais, relações de trabalho e efeitos das tecnologias na experiência dos sujeitos e coletivos. As linhas sustentam uma forte vocação interdisciplinar, privilegiando o diálogo das ciências humanas e sociais com as ciências que se encarregam da invenção técnica.

A professora Karla Rosane do Amaral Demoly, Coordenadora do Programa, ressalta que este é um projeto que envolveu um grande esforço e dedicação. O desejo foi situar a nova proposta de formação no campo inter/transdisciplinar que já configura o trabalho em andamento na universidade.

Para a professora, o momento é de grande alegria para todos “Ficamos imensamente felizes também com a qualidade do parecer da Capes, que foi muito elogioso em relação à proposta do curso e ao trabalho do coletivo de professores. Com essa aprovação, a região ganha mais um espaço de formação em pesquisa na área Interdisciplinar”, salienta.

O corpo docente é constituído por 12 professores permanentes e 3 colaboradores e apresenta formação diversificada, coerente com os objetivos da proposta, com professores advindos de áreas como a psicologia, educação, informática, sociologia, administração, ciências sociais, engenharias, educação, arquitetura e ciências médicas.

A Coordenadora do Programa destaca ainda que o coletivo dos professores comemorou a atribuição da nota 4 pela CAPES, circunstância que surge como resultado de um trabalho e que requer todo cuidado e empenho com a qualidade da formação que vamos oferecer para a comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UERN 

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