UFERSA: APROVADO MESTRADO
ACADÊMICO EM COGNIÇÃO,
TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES
A proposta de Mestrado é fruto de um
esforço coletivo e apresenta comprometimento com a construção de uma
universidade voltada para a transformação social. O Programa apresenta
claro escopo interdisciplinar, procurando compreender de forma complexa
as interações e transformações que ocorrem nos múltiplos encontros entre
processos cognitivos, institucionais e as tecnologias.
Apresenta uma Área de Concentração
intitulada “Cognição, Tecnologias e Instituições” que procura, através
da problematização do modo de produção e estrutura social vigente, criar
estratégias de ação que potencializem processos coletivos, novas
culturas de organização e modos de convivência. O curso oferece duas
linhas de pesquisa, a primeira: “Desenvolvimento e integração de
tecnologias na sociedade”, procura desenvolver, aplicar e aprimorar
materiais (técnicas, métodos, tecnologias diversas e sistemas
computacionais) para o desenvolvimento e potencialização de processos
cognitivos e subjetivos na experiência dos sujeitos e das instituições
sociais. A segunda linha: “Experiências, Humana, Social e Técnica”
enfoca modos de configuração de estruturas e organizações sociais,
modulações da cognição na experiência dos sujeitos nas instituições e
organizações sociais, relações de trabalho e efeitos das tecnologias na
experiência dos sujeitos e coletivos. As linhas sustentam uma forte
vocação interdisciplinar, privilegiando o diálogo das ciências humanas e
sociais com as ciências que se encarregam da invenção técnica.
A professora Karla Rosane do Amaral
Demoly, Coordenadora do Programa, ressalta que este é um projeto que
envolveu um grande esforço e dedicação. O desejo foi situar a nova
proposta de formação no campo inter/transdisciplinar que já configura o
trabalho em andamento na universidade.
Para a professora, o momento é de grande
alegria para todos “Ficamos imensamente felizes também com a qualidade
do parecer da Capes, que foi muito elogioso em relação à proposta do
curso e ao trabalho do coletivo de professores. Com essa aprovação, a
região ganha mais um espaço de formação em pesquisa na área
Interdisciplinar”, salienta.
O corpo docente é constituído por 12
professores permanentes e 3 colaboradores e apresenta formação
diversificada, coerente com os objetivos da proposta, com professores
advindos de áreas como a psicologia, educação, informática, sociologia,
administração, ciências sociais, engenharias, educação, arquitetura e
ciências médicas.
A Coordenadora do Programa destaca ainda
que o coletivo dos professores comemorou a atribuição da nota 4 pela
CAPES, circunstância que surge como resultado de um trabalho e que
requer todo cuidado e empenho com a qualidade da formação que vamos
oferecer para a comunidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UERN
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