quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

LENIN SE TORNA GAROTO PROPAGANDA DA COCA-COLA

Carlos Escóssia

É por demais esquisito e contraditório, a multinacional coca-cola usar a imagem do líder bolchevique e estadista russo Vladimir IIitch Lenin, como emblema de uma campanha plubicitária.

Gostaria de perguntar ao amigo advogado e petista Fransueldo Vieira se isso é coisa da globalização ou da mercantilização desvairada do planeta terra.

Lenin, foi um revolucionário e chefe de Estado russo, um dos principais articulador e responsável pela Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissionários do Povo da União Soviética.

Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada "Leninismo".

Diversos pensadores e estudiosos escreveram sobre a sua importância para a história recente, entre eles o historiador Eric Hobsbawm, para quem Lenin teria sido "o personagem mais influente do século XX".

3 comentários :

Rui Nascimento disse...

Realmente Carlos, usar a imagem de Lenin num comercial de uma das empresas que mais simboliza o capitalismo, é no mínimo contraditório. Lenin deve estar fazendo uma nova e grande revolução.
A propósito Carlos, acho que você confundiu a data da Revolução Russa, que foi em 1917, em 1929 Lenin já havia falecido, pois o mesmo faleceu em 1924.

Carlos Escóssia disse...

Amigo Rui, gostaria de agradecer pelo alerta, realmente me equivoquei com a Grande Depressão (quebra da bolsa de valores de Nova Iorque)que aconteceu no ano de 1929.
Obrigado e um grande abraço.
Carlos Escósia

Rui Nascimento disse...

Valeu Carlos, imaginei que fosse isso mesmo, é natural que como grande economista que é, venha em mente sempre datas como esta, que teve grande influência na economia mundial daquela época e de certa forma refletem até hoje.
Abraços.