VEJA 6 LIÇÕES DE JORGE PAULO
LEMANN PARA O SUCESSO
DO SEU NEGÓCIO
O homem mais rico do Brasil tem conselhos sobre negócios para
empreendedores. Jorge Paulo Lemann tem uma fortuna estimada em R$ 49,85
bilhões pela revista "Forbes".
Em uma consultoria para um grupo de empreendedores apoiados pelo instituto de empreendedorismo Endeavor, Lemann listou seis lições inspiradoras para quem tem ou gostaria de ter um negócio. Confira:
1 - "Crise não é motivo de desespero"
Lemann lembrou que as maiores operações que fez com suas empresas foram
em épocas de crise. "O mercado e os empreendedores do Brasil são muito
bons, então é melhor olhar para frente, ver como aproveitar qualquer
dificuldade", afirmou.
2 - "Ao buscar investimento, não olhe só para o dinheiro"
O segundo conselho de Lemann é buscar qualidades e contribuições entre
os investidores. "Como empreendedor, eu olharia para um investidor
ponderando se ele quer apenas colocar dinheiro ou se será um sócio que
vai trazer algo a mais", disse Lemann.
3 - "Equilibre vida pessoal e profissional"
Lemann é conhecido por levar uma vida pessoal equilibrada e saudável, e
afirma que sempre praticou exercícios físicos por pelo menos uma hora
por dia, "seja o que estiver acontecendo no mundo".
O segredo? "Nunca fiz questão de ser o cara que fazia tudo. Gastei mais
tempo escolhendo e formando gente muito boa para, eventualmente, dar
oportunidades a eles e ter mais tempo para mim".
4 - "Formar gente boa é o melhor negócio"
Para Lemann, as pessoas devem ser um dos tópicos mais importantes de
uma empresa. É preciso acompanhar, entrevistar, saber identificar
talentos, desenvolver potencialidades. "Geralmente, o empreendedor olha
mais para custos e vendas e contrata alguém de RH para se ocupar do
assunto", disse o empresário.
5 - "Cultura não se impõe, cria-se em conjunto"
Com operações diversificadas e atuando em vários países do mundo, um
dos desafios de Lemann é manter a cultura corporativa. Para ele, a
melhor arma é o diálogo.
"Em nenhum lugar chegamos impondo que 'nossa cultura vai ser assim'.
Falamos 'a nossa é assim, como é a de vocês?', e a partir daí
desenhávamos uma cultura organizacional comum."
6 - "Venda seu sonho grande"
Lemann afirma que sempre vendeu o sonho muito maior do que o tamanho da
empresa. Durante a consultoria, um empreendedor comentou seus planos de
expansão pela América Latina. Lemann respondeu: "Acho que seu sonho é
um pouco limitado. Eu olharia para o mundo".
Mas o empresário ressalva: "é claro que, se você vende um sonho que não
chega nem perto da realidade, a turma não acredita. Se você vende o
sonho que é difícil, mas que é atingível, melhor".
Fonte: UOL Economia

















































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