quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ECONOMIA SIMPLIFICADA


Proteção do livre mercado:
Está em toda parte em que você deseja estar.


Ironicamente as empresas de cartões de crédito também protegem os consumidores contra fraude.

(Visa e MasterCard) sabem que a presença de seus logotipos nas portas das lojas e nos anúncios é interpretada como um selo de aprovação, mesmo que a finalidade não seja essa. Não é bom para a Visa nem para as outras marcas parecer estar associado a pessoas desonestas ou qualquer outra coisa desagradável para os consumidores. Logo, as empresas de cartões de crédito criaram seu próprio sistema para agradar os consumidores que têm problemas nas transações a crédito. Isso se chama estorno.

De acordo com os procedimentos de estorno das empresas de cartões, um consumidor pode comunicar sua divergência à emitente do cartão que o ajudará a resolver as coisas. Para iniciar o processo de estorno o portador do cartão faz uma reclamação. Ao receber a reclamação a operadora poderá pedir ao titular do cartão uma documentação que apóie sua reclamação. Se parecer ter um motivo legítimo o valor é estornado. Desde modo a credibilidade de todo o sistema é mantida.
HUEBERT,J.H. A justiça do livre mercado está nas cartas.

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