sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ECONOMIA SIMPLIFICADA


O Brasil se orgulha de ser um país politicamente incorreto por natureza, habitado por um povo irreverente e que não se acanha de rir das próprias mazelas. Mas quando o assunto é economia, temos uma tendência em nos transformar em carolas a esconjurar os pecados do capital. Aqui empresário bem-sucedido é ladrão, lucro (dos outros) é demo e o capitalismo...bem, o capitalismo é até aceitável, desde que o Estado não nos deixe faltar nada.


Ocorre que esse pensamento vem sendo modificado lentamente pelas forças irresistíveis do mercado. O capitalismo à brasileira vem perdendo força e nossos empreendedores, em vez de serem laçados à fogueira, começam a ser cultuados nos templos das finanças. Os lançamentos de ações, o crescimento da poupança interna e as perspectivas da expansão dos negòcios no país têm atraido gente para as discussões econômicas em todos os níveis.


Discutir o capitalismo ainda vale a pena! Não como opositor do socialismo ou do comunismo, mas como um modelo que precisa se aprimorado, principalmente em um país que está começando a esperimentá-lo de verdade.
Luiz Fernando Sá - Revista Isto É Dinheiro

Nenhum comentário :