terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ECONOMIA SIMPLIFICADA

Carlos Escóssia



RENDAS VERSUS INVESTIMENTOS E POUPANÇA




A renda pode ser:

Renda Interna:
equivale ao produto interno da economia, exprimindo o total das rendas geradas no interior do país.

Renda Nacional:
somatório de todas rendas auferidas pelos habitantes de um país, determinadas pelas operações produtivas de caráter interno e externo.

Renda Liquida do Exterior:
diferença entre as rendas do e enviadas ao exterior.

Renda pessoal:
é a renda efetivamente transferidas às pessoas e é calculada deduzindo-se da renda nacional os lucros recebidos pelas empresas, contribuições e benefícios previdenciário, imposto de renda sobre as pessoas jurídicas, entre outros tributos.

Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.

Também podemos dizer, que investimento, são gastos necessários para se iniciar um negócio. Por exemplo, para montar uma lan-house você precisa comprar computadores, impressoras, reformar o prédio, etc.

São considerados investimentos:

Formação Bruta de Capital Fixo:
consiste em todo tipo de equipamentos empregados na produção, tais como: edifícios e maquinarias. O capital fixo, dura vários ciclos de produção.

Estoque:
são designações usadas para definir quantidades armazenadas ou em processo de produção de quaisquer recursos necessários para dar origem a um bem, com a função principal de criar independência entre os vários estágios da cadeia produtiva.

Já a Poupança, é a parcela da renda economizada, que não foi consumida na compra de bens e serviços.

Nenhum comentário :