terça-feira, 20 de julho de 2010

CENTRO FEMINISTA 8 DE MARÇO


Pesquisadora de associação internacional vem a Mossoró conhecer trabalho do Centro Feminista com trabalhadoras rurais


Durante toda essa semana, a pesquisadora e bióloga argentina Javiera Rulli realiza visitas a grupos de mulheres de Mossoró, Baraúna e Apodi com o intuito de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Centro Feminista 8 de Março com as mulheres trabalhadoras rurais. As visitas fazem parte de um estudo coordenado pela Federação Genebrense de Cooperação (FGC) que quer conhecer melhor sobre a relação entre cooperação internacional e soberania alimentar.

O estudo tem como objetivo conhecer melhor a relação das organizações campesinas, sindicatos rurais, Estados local e nacional com os projetos de cooperação internacional sobre soberania alimentar e também pretende desenvolver propostas e indicativos para melhorar a implementação de uma cooperação para soberania alimentar que promova e fortaleça os movimentos sociais e organizações de base. Outro ponto do estudo é analisar e identificar a relação e as dinâmicas de trabalho entre a cooperação e os movimentos sociais campesinos no âmbito da soberania alimentar.

O trabalho do CF8 foi indicado pela associação suíça Genève Tiers Monde, que é uma das organizações apoiadas pela FGC e nos últimos sete anos apoiou dois projetos relacionados com a temática do estudo desenvolvidos pelo CF8, “Organização das Trabalhadoras Rurais” e “Organização, Agroecologia e Economia Solidária”.  

Além das visitas a grupos de mulheres, Javiera Rulli participa de uma conversa com representante da Rede Xique Xique de Comercialização Solidária, com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e com estudantes do curso Pedagogia da Terra e também estará presente no Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Upanema, que será realizado no próximo sábado, 24/07.

 Fonte: Assessoria de Imprensa  - Leilane Andrade

Nenhum comentário :