quarta-feira, 10 de junho de 2009

O QUE É ÍNDICE DE GINI?

Carlos Escóssia

O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de "0 a 1", onde o zero corresponde a completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade, isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem.

Na prática, o índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-Pnud, o Brasil aparece com um índice de 0,580, sendo um dos últimos de um ranking composto de 180 países, superando apenas os seguintes países: Namíbia, Lesotho, Botswana, Sierra Leoa, República Africana, Swzilândia, Bolívia, Haiti e Colômbia.

O índice de Gini, também pode ser utilizado para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística, tais como, medir o grau de concentração de posse de terra em uma região, da distribuição da população urbana de um país pelas cidade, de uma indústria considerando o valor da produção ou o número de empregados de cada empresa, dentre outros.
O índice de Gini, foi criado pelo matemático italiano Conrado Gini, e publicado no documento "Veriabilità e Mutabilità" (italiano:"variabilidade e mutabilidade"), em 1912

27 comentários :

roger disse...

Caro Carlos
Seu Blog me ajudou muito emminha pesquisa sobre GINI , faço bacharelado em SP e com certeza essa foi a melhor explicação que encontrei em pesquisas via Net .
Parabéns e Obrigado.

Anônimo disse...

parabens mto bom

IRAMAIA BRUNO disse...

Agradeço o modo claro e preciso da informação. Sou mestranda em Saúde Pública e estudo o Programa Bolsa Família em Fortaleza-Ce.
abraços.
Iramaia Bruno

Anônimo disse...

Olá, boa tarde Carlos, é com grande prazer que venho me comunicar com a sua estimada pessoa!
Carlos eu Me chamo Rodrigo e moro em Caratinga Minas, estou interessado em fazer novos investimentos em uma região do estado do Goiás e esse ìndice de Gini, me chamou muito a atenção na questão de renda da população da cidade que será feito esse investimento, a cidade tem os seguintes dados: IDH 0,818 elevado PNUD/2000[3]
PIB R$ 2.538.840 mil IBGE/2005[4]
PIB per capita R$ 35.974,00 IBGE/2005[4], e diversas áreas de arrecadação para o municipio, segundo dados no wikipédia o indici Gini dela é de 0,59, como devo proceder para diferenciar o estimativa de renda populacional, essa cidade possui muita desigualdade ou a desigualdade la é baixa?

Andreia disse...

Parabéns pela simplicidade nas explicações.
Sou garduanda do 4º semestre de economia e estava precisando de uma simplificação.
Obrigada!

André Thiago disse...

Muito bom.

Me ajudou a compreender o que vem a ser o indice de Gini.
Parabéns pela iniciativa de bem informar.

Obrigado.

Anônimo disse...

Muito bom, Agradeço

Anônimo disse...

Muito Bom, Agradeço.

Anônimo disse...

Olá! Achei a explicação muito boa, mas se nao for pedir muito, seria possivel dar um exemplo real do calculo do indice de gini no excel.
Por exemplo, quais dados sao utilizados, quais os procedimentos para se calcular, etc, etc... obrigado!

Anônimo disse...

Ola Amigo. Um grande abraço desde Salamanca - Espanha para você. fico feliz em saber q estas produzindo. precisando de qualquer informação é só dizer. Leovigildo

Anônimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento, faço um curso EAD serviço social, e é dificil conseguir informações claras assim , sua ajuda foi oyima
obrigada luciana machado

Anônimo disse...

Muito Obrigado Pela Explicação
Estou Cursando Adm. e Isso Ajudou Mto
Que Deus te Abençõe

Anônimo disse...

Gostei muito da expliçao sobre o que é índice de Gini.
Sou estudante de Administrção

Anônimo disse...

Quando vc fala que o Brasil está a frente da República Africana, vc se refere ao Estado da República Centro-Africana?

Anônimo disse...

Prezado Sr. Faltou o essencial: como se calcula o indice? Faltou dar um exemplo sobre um universo limitado de uma populacao imaginaria qualquer. Dizer que 0 é que todos tem a mesma renda e que 1 é que 'apenas 1" tem a renda de todos.... Nao deu para entender nao.

Anônimo disse...

me ajudou muito obrigado

Anônimo disse...

muito obrigado, meu professor vai gostar

Anônimo disse...

Carlos muito obrigada pela simplicidade e clareza!!! Me ajudou muito em um trabalho de escola!! Gostaria de saber se já tem dados mais recentes quanto a classificação do Brasil no ranking.

Anônimo disse...

Boa tarde Carlos, preciso de uma ajuda índice e dados sobre PIB por habitante no brasil, o índice de GINI, a Curva de Lorenz e o IDH, se puder me ajudar ficarei muito agredecida.meu e'mail é eli.adm@hotmail.com

dirce disse...

boa tarde poderia me ajudar sobre os conceitos (também os índices e dados) sobre o PIB por habitante, o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o IDH.

Anônimo disse...

muito bom seu blog , me ajudou muito meu trabalho . muito Grataa

Anônimo disse...

Boa Tarde, Carlos passando para dizer que com o seu método de explicação consegui fazer um claro, e objetivo estudo. Obrigado....

Anônimo disse...

muito bom sua explicação
sou formado em bagunça na sala
e achei tudo isso muito sério
UM BEIJO DO GORDO!!!!

Anônimo disse...

Adorei ! pois nem minha prof sabia , então procurei um blog , e axei uma raridade !

Obrigado !

Unknown disse...

Caro Carlos,
Sou mestranda Assistente Social e a ajuda na pesquisa foi sensacional com os resultados obtidos na pesquisa, o conteúdo está às claras, parabens por facilitar o trabalho para muitos acadêmicos. Regina (DF)

Vilder Paiva disse...


Boa tarde senhor Carlos.
Sou graduando do curso de Ciências Econômicas Faculdade Cenecista de Varginha MG FACECA.
Estou elaborando minha monografia para obter a conclusão do Curso em questão, encerrei meu ultimo ano em 2008 e estarei em março apresentando minha monografia.
Que tem como tema CRECIMENTO ECONÔMICO X DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO PRIMEIRO E SEGUNDO GOVERNO LULA.
Estou buscando acervo bibliográfico, artigos teses e dissertações de mestrados doutorados para enriquecer meus argumentos e elevar minhas habilidades, estava em seu site e copiei o conceito apresentado GINI, achei brilhante, uma colocação clara explicativa e muito objetiva.
Caso tenha alguma indicação bibliográfica ou algum artigo será de grande valia.
Obrigado.

Anônimo disse...

Muita boa a explicação sobre o coeficiente de Gini. Parabéns!!!!