sexta-feira, 29 de maio de 2015

BRASIL X TERRA DO NUNCA 


 "Um país feito para dar errado"

Peter Pan não queria crescer, na verdade o eterno menino tinha um tremendo medo de enfrentar a realidade da vida. Preferia ficar ao lado dos seus amigos imaginários e enfrentar os inimigos igualmente imaginários. O Brasil sofre da mesma síndrome não quer crescer, não quer enfrentar a realidade, seus governantes só enfrentam os inimigos imaginários ao invés de se preocuparem com os verdadeiros inimigos que estão aos seus pés posando de amigos (com certeza também imaginários). Parece que erraram na fórmula e erraram feio! Nada funciona como devia funcionar! Os Órgãos Públicos, com raríssimas exceções, são lentos demais! Informam errado! (isso quando informam algo) Parece que foram feitos para atazanar a vida do cidadão! Olho em volta e vejo um festival de besteiras e idiotices assolando o País! Até aquele que resolve "pagar para não se aborrecer" é mal atendido.

Esta semana que já está perto do fim (hoje é quinta-feira 28/05/15) foi uma piada para mim e para algumas pessoas do meu relacionamento ou próximas, de tudo aconteceu um pouco. Ainda no domingo recebi a informação de que a avó de uma amiga dos meus enteados estava no Hospital do Andaraí internada a mais de uma semana com o fêmur quebrado em função de uma queda a espera de um funcionário da empresa que fornece a prótese necessária para a cirurgia dar passada no hospital para "dar o OK" para que a cirurgia seja efetuada. "Que desculpa mais esfarrapada" Vê se alguém diz quem é o cara ou aonde está! Se necessário eu me ofereço para pegar o @5#&**! e levar para resolver essa parada. Uma pessoa que está cuidando de um inventário me contou que o Cartório que vai conduzir a partilha amigável entre dois irmão exigiu que um "Contador" fizesse uma declaração que a empresa quase paralisada do falecido tinha X cotas e valor de tantos Reais e que totalizava o seu capital em tantos Reais, ao que perguntei: "Mas isso não está escrito no Contrato Social?" Liguei para o tal Cartório e argumentei que o contrato tinha uma alteração recente, de Fev. deste ano, e que estava "consolidado" e ali estava a informação limpa e cristalina! "Não serve, o Juiz pode colocar em exigência" Essa foi a resposta, fico imaginando o que o pessoal dos Cartórios devem pensar dos Juízes. Devem achar que são uns ignorantes. Será isso mesmo?

Na segunda, recebi uma visita de um Oficial de Justiça com uma Intimação Judicial determinando a penhora de bens suficientes que dessem cobertura a uma dívida de IPTU de imóvel em região praiana, uma fortuna de aproximadamente R$ 110,00, cuja atualização somados a multa e juros alcançavam R$ 220,00. Se eu paguei ou não, naquele momento, eu não lembrava pois era de 2009. Sabe de uma coisa: "Não vou me aborrecer, vou pagar" Como eu faço para liquidar isso? perguntei ao representante da Justiça. Muito atencioso e simpático me orientou a telefonar ao Cartório da tal Vara, cujo o número constava na intimação. Assim o fiz, ou pelo menos tentei, o tal número sempre estava ocupado. 

"Desisto, vou até lá!" Lá fui eu na Erasmo Braga 115, constava o endereço na Intimação, mas lá era só a "SAÌDA" , entrada só pela Av. Pres. Antônio Carlos (nunca aprendi nada na escola sobre esse personagem). Tira chave, tira relógio, tira o cinto, tira o celular, tira as moedas do bolso etc. e tal, só para passar pela porta de identificação magnética, me senti embarcando em uma aeronave americana rumo a Israel com um passaporte palestino. Finalmente entrei e cheguei ao 6º andar e cadê que eu achava a Sala 610 ? Andei para lá, chequei na "Lamina 02" voltei e procurei na "Lamina 01" e nada! Balcão de informações? Vazio! Passei então a observar o que estava escrito nas placas,,, Achei a 12ª Vara Cívil entrei e perguntei se alguém sabia onde ficava a sala 610 ? "Neste andar não tem sala 610" Foi a resposta. "Aqui é a 12ª Vara Civil?" Perguntei. Ao que afirmaram que era. "Interessante aqui nesta intimação existe sala 610" Uma funcionária veio na minha direção e pegou os papéis da minha mão, olhou e disse: "Vai na sala aqui do lado e chama a Fulana, isso é com ela". Qual a minha surpresa ao chegar na sala ao lado? Uma multidão de pessoal, uma máquina fornecedora de senha e algumas pessoas atendendo. Confesso que fiquei meio sem graça mas coloquei o meu lado português para funcionar e, aproveitando o vozeirão que Papai do Céu me deu, falei bem alto "Por favor! Onde encontro a Sra. Fulana?" Deu certo alguém foi chamar a Fulana, que confirmou ser com ela mesmo e disse: O senhor tem que pagar! "Eu vim aqui para isso, disseram que tenho que pegar uma guia de depósito Judicial aqui no Cartório e efetuar o pagamento." Respondi. "Haaa, mas aqui não preenchemos guias de Depósitos Judiciais, é no Banco do Brasil! 

Vai alí no quarto andar e pede o preenchimento" Fui Bancário 32 anos e no BB e desconhecia que o banco fizesse tal serviço, mas vá lá, estou aposentado há 10 anos, muita coisa mudou, vou até lá. Meu raciocínio estava certo. O BB só recebe. Mas o diligente funcionário me explicou que eu poderia acessar o site do BB e procurar sobre depósitos Judiciais que ali eu iria encontrar todas as informações para o preenchimento do tal depósito. Dito e Feito, preenchi o Depósito e paguei na Agência mais perto do meu trabalho. Mas em momento algum, alguém me informou se eu deveria apresentar uma cópia do pagamento a Vara Deprecante ou na Vara Deprecada. Vou pesquisar, pensei. Chegando em casa a minha queria (querida mesmo!) esposa já se empenhara em achar o escondido "Carnê do IPTU" Que, para confirmar as nossas teorias do que "Nada dá certo neste País", estava quitado em cota única. Agora é a minha vez de azucrinar a Prefeitura de B#%%@ de S@* Jo@* e fui até lá para esclarecer. Apresentei o comprovante pago o qual foi devidamente Xerocado e de imediato estariam providenciando a Baixa do processo e a retirada do meu nome da Dívida Pública do Município. Algum documento poderiam me dar comprovando que estive ali para comprovar o pagamento do Depósito Judicial e a apresentação da guia original devidamente quitada. Negativo e o que é pior, esperei duas horas o "Sistema voltar ao AR". Por fim fiz uma pergunta: Agora que comprovei o pagamento, como faço para receber de volta o Depósito Judicial que efetuei apenas para impedir que o diligente Oficial de Justiça adentrasse em minha casa para penhorar algo que cobrisse aquela fortuna de R$ 220,00, pois caso não o fizesse seria este o procedimento a ser adotado em 5 dias úteis. Foram muitas as gargalhadas ao ouvir a resposta que eu teria que aguardar a Justiça notificar a Prefeitura que o depósito já havia sido feit e que estava á disposição da Secretaria de Fazenda do município, algo em torno de trinta a sessenta dias e , só então, entrar com um processo Administrativo para pedir a devolução do pagamento indevido. Coisa de um ano para resolver e, ainda, correria o risco de receber em precatórios....

Bem, resumindo foi uma semana de %&#¨@ aqui na Terra do Nunca dá certo. O maior inimigo do Brasil é o seu próprio povo, representado em todas as esferas sociais, políticas, profissionais e educacionais. Falta de comprometimento, falta de civismo, falta de responsabilidade, falta de respeito etc. etc. etc. e tal. Precisamos apanhar muito para entendermos o valor de certas ações, somos por demais complacentes, sinto que a cada dia andamos um pouquinho para trás. Confesso que estou cansado mas, ainda, não desisti do meu Brasil.

Por Roberto Escóssia 

Nenhum comentário :