domingo, 19 de abril de 2015

 ENTREVISTA DE SANDRA ROSADO


A ex-deputada federal, Sandra Rosado (PSD), concedeu sua primeira entrevista, depois das eleições de 2014, quando não se reelegeu, ao Jornal Difusora, da rádio Difusora de Mossoró, na quarta-feira, 16, às 18. Na conversa com o apresentador do Jornal Difusora, Carlos Skarlack e com o diretor geral da emissora, jurista Paulo Afonso Linhares e com o publicitário e blogueiro, Paulo César Oliveira, Sandra Rosado falou sobre passado, presente e futuro político.

 Confira, a seguir, alguns dos trechos da entrevista:

Jornal Difusora – Ex-deputada federal, Sandra Rosado, a senhora foi sondada para assumir algum cargo de assessoria, em Brasília? 

Sandra Rosado – Eu só volto para Brasília se o povo de Mossoró me mandar. Agora, voltei para a minha cidade. Eu precisava ficar um pouco mais perto de minha família; de minha mãe que vai completar 80 anos. Mas, realmente, houve conversas nesse sentido, mas eu tomei a decisão de voltar para minha cidade, onde meu trabalho independe de ocupar cargo político.

Jornal Difusora – A Senhora continua no PSB?

Sandra Rosado – Eu continuo no PSB. É um partido que sofreu um grande baque com a morte de Eduardo Campos, mas ficamos com esse legado de trabalhar por um país mais justo, onde sejam respeitados os direitos dos pobres. Um país que ainda precisa que aconteça um governo em que as pessoas mais necessitadas sejam respeitadas.


Jornal Difusora – Diante dos últimos resultados adversos, a senhora pensa em abandonar a política?

Sandra Rosado – Eu, desde que saiu o resultado das últimas eleições de 2014, afirmei e quero reafirmar aqui, que não deixo a política, não. Para mim a política é algo inerente, é minha grande paixão. Eu faço política como um sacerdócio, com devotamento. Estou preparada, sempre estive preparada para a vida pública, e sei que a vida pública não é feita só de sucessos. Existem momentos de amargura. Na política o único momento de alegria é quando você obtém uma vitória, pois, no cumprimento do mandato existe sempre muito trabalho, muita luta para realizar os compromissos assumidos com o povo.

Jornal Difusora – Como a senhora encara a derrota de 2014?

Sandra Rosado – Quando se ganha uma eleição, então, se tem muito trabalho pela frente. Mas, é sempre bom vencer. Mas, no Rio Grande do Norte não tem um político que não tenha tido uma derrota. Todos já sofreram derrotas, mas, depois, voltaram a vencer.

Jornal Difusora – Como a senhora avalia o atual cenário político do município de Mossoró?

Sandra Rosado – Mossoró vem vivendo momentos de muita instabilidade. Um componente de pessoas que chegaram a Prefeitura Municipal e não corresponderam aos anseios populares. Em 2012, a política mossoroense foi maculada por atos de improbidade por parte de quem ganhou as eleições (Cláudia Regina e seu grupo político). Depois, houve a posse na Prefeitura Municipal, de um presidente da Câmara Municipal (Francisco José Júnior) e depois uma eleição suplementar.

Jornal Difusora – Mas, o então presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior assumiu a Prefeitura de Mossoró em cumprimento ao que determina a legislação, depois da cassação da prefeita que fora eleita, Cláudia Regina…


Sandra Rosado – Ele assumiu a Prefeitura Municipal e disputou um pleito em que enfrentamos o juiz eleitoral (Herval Sampaio), que ia para o rádio ou para a televisão e dizia que Larissa (Rosado), era candidata, mas, que ele não iria computar os votos dela. Então o eleitor chegou a conclusão que não iria valer a pena, e acabou votando no adversário.

Jornal Difusora – Mas, esta não foi apenas mais uma derrota de seu grupo político…

Sandra Rosado – Tivemos insucesso nessa eleição suplementar, quando o próprio juiz (Herval Sampaio), todo dia declarava que Larissa era candidata por conta e risco. Em ação que foi colocada pelo presidente da Câmara Municipal (Francisco José Júnior) e que naquela hora era ocupante do Palácio da Resistência e ele era candidato a reeleição. A reeleição, aliás, é uma norma, uma regra que tem que ser muito bem avaliada, pois, normalmente, quem está no comando usa e abusa do poder.

Jornal Difusora – Como a senhora avalia a gestão do prefeito Francisco José Júnior?

Sandra Rosado – Agora mesmo, um grupo de Natal, que inclusive tem ligações com o governador do Estado, Robinson Faria, publicou uma pesquisa que foi colocada por um blog de um dos assessores do governador, e apresenta um resultado de agora, em que o prefeito da cidade de Mossoró tem uma rejeição de quase 80%. A cidade de Mossoró, se formos analisar, é uma cidade que tem muitas riquezas naturais, mas que o seu povo está mais pobre agora do que era antes. O poder público está se preocupando apenas com um aspecto personalista. Temos uma grave crise na cidade, com as ruas esburacadas; falta de médicos e medicamentos nas unidades de saúde, com aumento da insegurança e tudo isso sem nenhuma perspectiva de solução por parte da gestão municipal. Temos quase todo dia um jovem assassinado. Pode se dizer que isso não é responsabilidade da Prefeitura, mas, tem que se ter responsabilidade com essa situação. Mossoró está vivendo uma época em que se fala que pagar em dia ao servidor público é um ato histórico, quando isso é apenas uma dever do governante. A população etá cançada. Precisamos de alguém que pense grande, do tamanho de Mossoró.

Jornal Difusora – Como o grupo político liderado pela senhora deverá se posicionar paras eleições de 2016?

Sandra Rosado – Eu, primeiro vou lhe dizer que, estamos começando um debate sobre a campanha que se avizinha. Mas, quero dizer que tanto eu quanto a deputada Larissa Rosado, vamos participar da disputa. Ela também sabe, e conscientemente afirmou, que não deixa a política. Poderemos servir a Mossoró de várias formas. Não vou dizer que nosso grupo que tem representação expressiva, pelo trabalho no dia a dia, onde sempre tivemos envolvidos, não vamos participar do pleito. Estamos preparados para aprticipar a campanha municipal.
Podemos fazer composição com outros grupos políticos de Mossoró. Temos o vereador Lairinho (Rosado), mas, podemos participar da disputa. eu e Larissa poderemos disputar um mandato de vereador.

Jornal Difusora – A ex-deputada estadual Larissa Rosado teve um encontro, em Natal, com o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado…

Sandra Rosado – Eu converso de vez em quando com Carlos Augusto (marido da ex-governador Rosalba Ciarlini), sobre coisas de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Mas, esse encontro foi meramente casual. Larissa estava esperando uma filha e uma sobrinha que estudam em Natal; estava aguardando, e Carlos Augusto Rosado chegou, e quem é da política fala sempre de política. Hoje todas as pessoas conversam com todas os outras. Agora mesmo, os senadores Garibaldi Filho e José Agripino, procuraram o governador Robinson Faria, para apoiar os projetos que forem de interesse do Estado. Se tiver que me encontrar com Rosalba (Ciarlini) vou conversar sobre política.

Jornal Difusora - E com está a relação com o PMDB?
Sandra Rosado – Não há nada que impeça uma aliança nossa com o PMDB.

Jornal Difusora – Como a senhora avalia a situação do PSB, no momento?

Sandra Rosado – O PSB está precisando de uma abertura maior. Tivemos decisão em nível nacional, para se fazer novas eleições nos Estados onde os diretórios do PSB não tiveram 5% dos votos para deputado federal. Fui convocada (na quarta-feira, 16) para uma reunião do diretório nacional, mas não pude ir. Mas, tenho conversado com Carlos Siqueira. Estamos conversando sobre o comando do PSB, mas não temos ainda unificado um pensamento sobre as eleições estaduais. Mas para as eleições municipais vamos seguir a orientação de alianças com os partidos de esquerda.

Jornal Difusora – Durante as eleições de 2014, na disputa para o Governo do Estado, o seu grupo política contava com a possibilidade de vitória de Robinson Faria?

Sandra Rosado – Olhe, eu acho que nem o próprio Robinson Faria acreditava nisso. Tanto que estamos vendo os cem primeiros dias de gestão sem grande projetos.

Jornal Difusora – As lideranças de oposição poderão se unirem em torno do governo Robinson Faria?

Sandra Rosado – Não será muito fácil a junção dessas lideranças em torno do governador Robinson. Eu acredito que está faltando uma sustentação política mais forte para o governador Robinson.

Jornal Difusora – Como a senhora avalia a união de forças que ocorreu em torno do então candidato ao Governo, Henrique Alves?

Sandra Rosado – Quando se juntam duas forças que são adversárias nos municipios, não é bom, pois o povo não gosta. A polarização municipal fala mais alto. Eu mesma falei isso para Henrique Alves durante a campanha eleitoral.

Jornal Difusora – O município de Mossoró, pelos problemas que enfrenta, não estaria precisando de uma junção de forças para se pensar o soerguimento econômico?

Sandra Rosado – Essa questão me faz lembrar uma figura expressiva, que o saudoso empresário, Diran Ramos do Amaral. E ele fez um movimento para recuperar a BR-304, e conseguiu. Na paz que eu vivo, hoje, lamento a paciência, a falta de indignação pública, as pessoas não expressando isso. Acho que sua ideia é muita boa. Não podemos dizer que Mossoró está bem, que o Rio Grande do Norte está bem, que não está. Precisamos fazer com que Mossoró seja participativa.

Fonte: Blog de Carlos Skarlack
Por Paulo Afonso Linhares e Paulo César Oliveira 
Foto de Carla Viegas


Nenhum comentário :