quarta-feira, 31 de julho de 2013

REFORMA AGRÁRIA


ATO DE CELEBRAÇÃO NOMEIA 
ACAMPAMENTO EM APODI

Na tarde de hoje, 31, a partir das 16h, trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra faz uma celebração, com a participação de Padre Teodoro e Padre Talvacy, para nomear o acampamento na margem da BR 405, em Apodi/RN, que na tarde de hoje já conta com cerca de 500 famílias.

A ocupação se dá em terras desapropriadas pelo DNOCS para implantação do projeto Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, intitulado ‘Projeto da Morte’ pela população da Chapada.

O acampamento será chamado pelo nome de Edivan Pinto, uma homenagem ao saudoso companheiro de luta dos agricultores e agricultoras de Apodi. Edivan Pinto foi natural do município de Apodi, filho de agricultores, sempre militou no movimento camponês do estado do Rio Grande do Norte e, por último, prestou assessoria às áreas de assentamentos e comunidade rurais de Apodi através da Comissão Pastoral da Terra. Edivan faleceu no ano de 2009 na cidade de Mossoró.

Desde o primeiro dia de ocupação, no dia 24, as falas dos trabalhadores/as rurais reafirmam as terras de Apodi como um território camponês e que devem servir à agricultura familiar camponesa.

Enviado por Adriana Vieira 

Nenhum comentário :