sexta-feira, 12 de julho de 2013

ADUERN

SEGMENTOS DA UERN PARTICIPAM 

'DO DIA NACIONAL DE LUTA'



O dia 11 de julho ficou marcado como o “Dia Nacional de Luta”, quando os trabalhadores de diversas áreas saíram às ruas para expor suas reivindicações para a sociedade. Em Mossoró, participaram cerca de 600 pessoas, pertencentes a diversos sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais em geral, que percorreram diversas ruas do Centro da cidade com cartazes, apitos e palavras de ordem.

A paralisação dos segmentos da UERN levou vários professores, técnicos-administrativos e estudantes ao movimento de rua. Com faixas com os dizeres “Em defesa da UERN”, todos reivindicavam melhorias na infraestrutura da Universidade, mais verbas, autonomia financeira, assistência estudantil digna, entre outras pautas.

A mobilização teve início na praça do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, percorreu diversas ruas e chegou à praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax). Por onde a passeata passava conseguia o apoio de pessoas que estavam em casas, lojas e carros. Todos davam sinais de que concordavam com as reivindicações das categorias.

No percurso da mobilização, os manifestantes realizaram algumas paradas para falas sobre as reivindicações. A primeira das paradas foi em frente ao Palácio da Resistência (sede do executivo municipal), para falas dos servidores públicos municipais, que cobravam o pagamento do FGTS, e integrantes do movimento Pau de Arara, que reivindica melhorias no sistema de transporte coletivo da cidade.

A segunda parada foi simbólica e em frente à Câmara Municipal de Mossoró (CMM), já que a casa está em recesso. Do local, a passeata seguiu para a Praça do Pax. O movimento foi pacífico e não foram registradas ocorrências de tumulto ou vandalismo.

Na chegada da Praça do Pax, houve falas de representantes de todas as entidades participantes do ato. O professor Emílio Ribeiro, que representou a ADUERN, destacou os problemas de infraestrutura da instituição, incluindo o recente incêndio que destruiu salas da Fanat, além do desabamento do teto do auditório da Fasso.

Os segmentos da UERN também participaram de atividades de rua em Natal e Pau dos Ferros. Na capital do Estado, os manifestantes seguiram por diversas ruas e fizeram uma parada na governadoria. Do local, seguiram em passeata pela BR-101. Já em Pau dos Ferros, a mobilização percorreu várias ruas e terminou em frente à Prefeitura Municipal.

Infraestrutura
 
Para denunciar as condições precárias de infraestrutura da UERN, a ADUERN produziu um vídeo com imagens e depoimentos de professores e estudantes da instituição. A primeira parte do vídeo “A UERN hoje”, que contempla o Campus Central da Universidade, foi exibida na última quarta-feira, 10, no Centro de Convivência, como uma forma de mobilizar os segmentos.

Nos próximos dias, os campi avançados receberão a equipe de gravação para o registro da infraestrutura desses locais. 

Clique (aqui) e assista a primeira parte do vídeo

Fonte: Assessoria de Impprensa da ADUERN

Jornalista Talita Lucena (DRT 1551-JP/RN)



Nenhum comentário :