terça-feira, 30 de julho de 2013

OS AVANÇOS DO IDHM NO RN


Os dados divulgados ontem sobre a evolução do IDH municipal do Rio Grande do Norte revelam um estado que passa por significativas transformações em seus indicadores sócio-econômicos, apesar dos enormes desafios que ainda tem a enfrentar.

O IDHM do Rio Grande do Norte ainda representa apenas 94% do índice nacional, mas já foi pior: em 1991 era equivalente a 87% do índice brasileiro.

Entre 1991 e 2010 o IDHM do estado avançou de 0,428 para 0,684, com o RN migrando da classificação de Muito Baixo desenvolvimento para outra de desenvolvimento Médio.

O principal avanço ocorreu com a educação, cujo IDHM no estado subiu 147% em 20 anos. No Brasil esse avanço foi de 128%.

Todas as dimensões do índice apresentaram crescimento. No caso da longevidade o estado já se encontra em um patamar bem próximo da média nacional. O índice local é equivalente a 97% do índice nacional.

No Nordeste o RN possui o melhor índice entre os estados da região.

AVANÇOS IDHM

Mas há ainda um outro dado impressionante nos avanços do IDHM no Rio Grande do Norte. Em 1991 praticamente todos os municípios do estado estavam classificados como de Muito Baixo Desenvolvimento, a única exceção era Natal, cuja classificação era de Baixo desenvolvimento. Portanto, TODOS os municípios do estado naquele momento eram classificados como baixo ou muito baixo desenvolvimento.

Em 2010 o estado não possuía mais nenhum município na classificação de muito baixo e contava com 4 municípios (Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó) na classificação de Alto Desenvolvimento. O grande avanço nessa classificação ocorreu sobretudo entre 2000 e 2010.

Fonte: Portal no Ar
Blog Economia do RN - Aldemir Freire 

Nenhum comentário :