terça-feira, 22 de março de 2011

ECONOMIA SIMPLIFICADA



 ECONOMIA SIMPLIFICADA

MERCADO PRIMÁRIO VERSUS

MERCADO SECUNDÁRIO



Mercado primário: Mercado em que as empresas vendem ações a investidores. Uma empresa pode conseguir dinheiro com investidores dando-lhes, em troca, ações. Isso é chamado de mercado primário.
 

Os recursos serão utilizados em projetos da empresa que têm um longo prazo de maturação, isto é, que só começaram a gerar dinheiro daqui a alguns anos.
 

A empresa só tem dois caminhos para levantar esses recursos: contrair dívida ou vender ações. Optar pela segunda alternativa é menos arriscado para as empresas, porque os novos investidores tornam-se sócios apenas dos lucros.
 

Ao contrário dos credores, eles não terão direito de exigir nada em pagamento; receberão apenas uma participação nos lucros quando estes surgirem. Isso costuma ser muito confortável para uma empresa em fase de crescimento.

Mercado secundário: mercado em que os acionistas vendem suas ações para outros investidores. As bolsas de Valores são um recinto onde os investidores em ações podem comprar e vender seus papéis através de corretoras.
 

As empresas não se envolvem nessa etapa. Os negócios no pregão da Bolsa são feitos entre antigos e novos acionistas da empresa. O mercado de Bolsas é chamado de mercado secundário.


Fonte: Investimentos - Mauro Halfeld




Nenhum comentário :