PRODUÇÃO DE CAL TEM FRAGILIDADE
E PRECISA DE APOIO
Na sessão desta quarta-feira (30) da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) fez pronunciamento em defesa da produção de cal em Governador Dix-sept Rosado. Pediu ao Idema mais pressa no licenciamento ambiental das caieiras.
A parlamentar lembrou que a falta dessa regularização provocou lacramento de 69 fornos de cal em 2010. A reabertura só ocorreu com compromisso do licenciamento, que, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), tem que ser feito até 31de maio deste ano.
"Se não houver essa regularização a tempo, os fornos podem ser de novo fechados e desempregar mais de três mil pessoas. Os produtores estão cumprindo as exigências. O Idema poderia ajudar, concedendo licença coletiva às caieiras", sugeriu a deputada.
Apoio
Larissa também defendeu criação de área de manejo de lenha, para uso de madeira de forma sustentável, sem exploração predatória, como vinha acontecendo. "A utilização de outras fontes, como poda de cajueiro e algaroba, vem comprometendo a produtividade", alerta.
Segundo ela, também é necessária criação de distrito industrial, a fim de atrair empresas para exploração da jazida de calcário de Gov. Dix-sept Rosado, como em Baraúna, que receberá investimento de R$ 872 milhões para gerar cerca de 14 mil empregos até 2015.
"Por isso, conclamo os colegas deputados à união em defesa do setor caieiro do município, de modo a conciliar interesses econômicos e ambientais e assegurar renda às centenas de famílias que sobrevivem da produção de cal em Governador Dix-sept", concluiu.
Assessoria de Comunicação
Regy Carte (Mossoró) - Joyce Moura (Natal)
Regy Carte (Mossoró) - Joyce Moura (Natal)
Nenhum comentário :
Postar um comentário