UFERSA DESENVOLVE PAPEL IMPORTANTE
NA FRUTICULTURA IRRIGADA
NA FRUTICULTURA IRRIGADA
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido tem desenvolvido papel importante para o desenvolvimento da fruticultura na região. Parceira da Expofruit desde a primeira edição, em 1993, ainda como Escola Superior de Agricultura de Mossoró, a UFERSA se destaca na formação de mão de obra qualificada. A prova maior é que a maioria dos engenheiros agrônomos com atuação na região saiu dos bancos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A avaliação é do reitor, professor Josivan Barbosa, durante o lançamento da Expofruit 2011, na Fazenda Agrícola Famosa, em Mossoró.
Na ocasião, o professor lembrou que a primeira edição da Expofruit, realizada há 18 anos, quando contou apenas com três empresas: Maisa, São João e Agronew, contou com a parceria da Universidade. “A UFERSA forma agrônomos que atuam na região e o setor da fruticultura absorve grande parte dessa mão de obra qualificada”, explanou.
A exemplo da Maísa, pioneira na produção de fruta, a antiga ESAM também tem papel de destaque nesta história sendo a primeira instituição a desenvolver projetos de pesquisas no a região, em 1982. Segundo o reitor da UFERSA, a Escola Superior de Agronomia de Mossoró, com recursos do BID/CNPq, realizou projetos experimentais que apontaram para a viabilidade econômica da produção de frutas irrigadas na região do semiárido. “Além das pesquisas, a formação de recursos humanos qualificados, é fator fundamental para o desenvolvimento e a ampliação dessa atividade”, considera Josivan Barbosa.
“Hoje temos profissionais graduados, mestres e doutores, com títulos adquiridos na Universidade Federal Rural do Semi-Árido atuando nas fazendas produtoras de frutas da região”, pontuou. Para o reitor, o Estado, por meio da Emparn, precisa ampliar seus quadros de pesquisadores para que novos projetos e empreendimentos sejam desenvolvidos no Rio Grande do Norte.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA - Passos Junior
Nenhum comentário :
Postar um comentário