UFERSA APRESENTA ALTERNATIVAS
PARA AVENIDA UNIVERSITÁRIA
Após avaliar os impactos da construção da Avenida Universitária dentro do campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, proposto pela Prefeitura de Mossoró, o reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, encaminhou nesta quarta-feira, 30, ofício a prefeita Maria de Fátima Rosado Nogueira, colocando o posicionamento da Universidade com relação à obra.
No documento, o reitor reconhece a urgência e a necessidade da execução de um projeto para desafogar o trânsito nesse trecho da cidade que se configura uma reivindicação justa da população. Porém, ao analisar a proposta apresenta pela prefeitura o reitor faz algumas considerações que para ele precisam ser melhores avaliadas.
O primeiro ponto é que a construção da via dividirá o campus da UFERSA Mossoró em três unidades o que acarretaria inúmeras dificuldades com o deslocamento de equipamentos, veículos e armazenamento. O reitor argumenta que no campus leste, que conforme o projeto seria cortado pela via, se encontra atualmente em construção o Complexo de Patrimônio, Almoxarifado, Transporte e Máquinas Agrícolas, além de já existirem instalados no local o setor de suinocultura, a estação climatológica e o Centro de Multiplicação de Animais Silvestres, cujos acessos por vias internas deixariam de existir.
Ainda segundo o reitor a execução de mais uma avenida cortando a UFERSA acarretaria um custo financeiro extra para a Universidade com a construção de muros e de guaritas. No documento, Josivan Barbosa, apresenta um levantamento de uma despesa anual no valor de R$ 100 mil para a manutenção, monitoramento e vigilância.
No mesmo documento, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido apresenta a Prefeitura de Mossoró como alternativa para o problema duas sugestões para a construção da Avenida Universitária sem que ocorra mais uma divisão do campus da UFERSA Mossoró. A primeira proposta contempla grande parte da proposta apresentada pela prefeitura, com o diferencial ao propor que a nova avenida contorne a área murada do campus.
Já a segunda proposta considera o início da Avenida Universitária na BR-304, nas proximidades do SEDUC, seguindo num traçado direto, margeando o muro posterior da UFERSA, em direção ao Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró, onde se encontraria com a Rua Professor Antônio Campus em direção à UERN, interceptando a avenida proposta pela Prefeitura de Mossoró, e prosseguindo ao encontro do conjunto Vingt Rosado.
Ao encerrar, o reitor Josivan Barbosa, afirma a prefeita Fátima Rosado, maior consonância com a segunda alternativa, alegando que o traçado da futura avenida irá favorecer o desenvolvimento da região, além de facilitar o desvio do fluxo de veículos que trafegam pela BR-304 no sentido ao município de Areia Branca.
O professor Josivan Barbosa reafirmou o compromisso da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com a administração municipal no sentido de após avaliação das propostas pela equipe da prefeitura avaliar, junto ao Conselho Universitário, a proposta final para a Avenida Universitária.
O professor Josivan Barbosa reafirmou o compromisso da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com a administração municipal no sentido de após avaliação das propostas pela equipe da prefeitura avaliar, junto ao Conselho Universitário, a proposta final para a Avenida Universitária.
Fonte: assessoria de Comunicação da UFERSA - Passos Junior
Nenhum comentário :
Postar um comentário