UFERSA ESTUDA CULTIVO DO MELÃO
EM AMBIENTE FECHADO
Uma experiência pioneira com o cultivo do melão vem sendo estudada por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O experimento consiste em cultivar a plantação em ambiente protegido e sem que haja o contato do vegetal com o solo. A primeira colheita do experimento, no campus Oeste da UFERSA Mossoró, será realizada na primeira semana de abril.
“Nessa pesquisa substituímos o solo pelo substrato, no caso, a fibra de côco”, explica o orientador da pesquisa Cultivo de Melão em Sistema Hidropônico em Ambiente Protegido, o Professor Doutor, Nildo Dias, do Departamento de Irrigação e Drenagem. O trabalho faz parte da dissertação de Mestrado da aluna da pós-graduação da UFERSA, a engenheira agrônoma Vilalba Sobrinho, e conta com o apoio do bolsista de agronomia, Oswaldo Nogueira.
O experimento vem sendo realizado com o melão Gália, cultivar néctar. “Optamos pela fibra de côco por ter maior capacidade de retenção da água, cerca de três vezes mais que o solo”, explicou a mestranda Vilalba Sobrinho, adiantando que esse sistema apresenta condições excelentes para a região do semiárido, que convive com a escassez de água.
Outra vantagem é o aproveitamento do resíduo da produção do côco, no caso, a fibra. “Por apresentar menor resistência à penetração das raízes, a fibra de côco possibilitar um melhor crescimento das plantas”, afirma o professor Nildo Dias. Além do ambiente protegido, as plantas são cultivadas de forma vertical o que possibilita um maior rendimento da produção por área.
No experimento são monitorados a temperatura, a umidade, a radiação e o vento. A pesquisa tem o financiamento do CNPq no valor de R$ 49 mil. O primeiro ciclo da pesquisa terá duração de dois meses.
A pesquisa está sendo realizada com cinco tratamentos (concentrações da solução nutritiva) e quatro repetições. O objetivo dos pesquisadores da UFERSA é estabelecer uma solução nutritiva adequada para o cultivo de melão num sistema hidropônico em ambiente protegido. A proposta é avaliar o crescimento da produção, a fisiologia das plantas, a qualidade da pós-colheita e a nutrição das plantas.
CONTATOS: Prof. Dr. Nildo Dias: 9930-0042/8887-3890
Mestranda: Vilalba Sobrinho: 9626-2775/9179-0715
Mestranda: Vilalba Sobrinho: 9626-2775/9179-0715
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA - Passos Junior
Nenhum comentário :
Postar um comentário