A paridade do poder de compra (PPC) - em inglês, purchasing power parity (PPP) - é um método alternativo à taxa de câmbio.
Muito útil para comparações internacionais, mede quanto uma determinada moeda poderia comprar se não fosse influenciada pelas razões de mercado ou de política econômica que determinam a taxa de câmbio.
Leva em conta, por exemplo, diferenças de rendimentos e de custo de vida.
É necessária para comparações de produtos internos brutos (PIBs).
Com relação a 146 países abrangidos no cálculo em dólares PPC feito pelo Banco Mundial com dados de 2005, apenas 19 (todos eles entre os mais desenvolvidos) apresentam taxa inferior à verificada nas transações comerciais.
Os Estados Unidos, país padrão do dólar, tem PPC = 1.
Todos os demais apresentam ganho no PIB em dólar PPC.
Muito útil para comparações internacionais, mede quanto uma determinada moeda poderia comprar se não fosse influenciada pelas razões de mercado ou de política econômica que determinam a taxa de câmbio.
Leva em conta, por exemplo, diferenças de rendimentos e de custo de vida.
É necessária para comparações de produtos internos brutos (PIBs).
Com relação a 146 países abrangidos no cálculo em dólares PPC feito pelo Banco Mundial com dados de 2005, apenas 19 (todos eles entre os mais desenvolvidos) apresentam taxa inferior à verificada nas transações comerciais.
Os Estados Unidos, país padrão do dólar, tem PPC = 1.
Todos os demais apresentam ganho no PIB em dólar PPC.
Fonte: Desafios do Desenvolvimento - Jorge Luis de Souza
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