sexta-feira, 30 de abril de 2010

ELEIÇÃO: REPENSANDO TIBAU

Por Carlos Escóssia

Conversei ontem a noite com o vereador Mirin, do aprazível e praiano município de Tibau.


Confesso que fiquei surpreso e feliz com o que me relatou o nobre vereador, sobre as articulações em curso, relacionadas com a eleição para prefeito, em virtude da cassação do ex-prefeito Francisco de Assis Diniz e do seu vice Luiz Nazareno de Souza.

Segundo me informou Mirin, ele e mais cinco vereadores (João Nolasco Neto, Luiz da Luz, Jailson Aquino, José Elivan e Estelita de Gabriel), estão formando um grupo, que segundo o parlamentar, está aberto a outras lideranças, com o objetivo maior de se buscar a melhor alternativa, na tentativa concreta de tirar o município de Tibau do marasmo, da apatia e do atraso em que se encontra, consolidando-o como pólo turístico do estado.

É pretenção desse grupo abrir um rico e democrático processo de discussão, contando com a participação de pessoas de Mossoró e de outras cidades vizinhas que mantenham vínculos com o município, na busca de um nome de consenso, que represente uma opção real, na busca de um projeto amplo e racional que devolva a população de Tibau, a seus admiradores e visitantes o orgulho e a crença em dias melhores.

No que se relaciona a escolha desse nome de consenso para representar o grupo, já existe uma proposição, de se realizar uma pesquisa com vários nomes que tenham seu domicilio eleitoral naquele município, cujo nome melhor avaliada, será o escolhido como candidato.

Finalizando, me informou o vereador Mirin, que na próximo segunda-feira (03/05), será realizada mais uma reunião desse grupo que está pensando um "Tibau do Futuro", quando se espera o engajamento de outras lideranças e pessoas que sonham com um - Tibau bem melhor que o presente e diferente do passado - na busca de um futuro promissor.

Veja na matéria abaixo, maiores detalhes sobre o precesso eleitoral de Tibau:


TRE MARCA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR NO MUNICÍPIO DE TIBAU


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) aprovou hoje (27), de forma unânime, a data de 20 de junho – um domingo – para a realização do pleito suplementar que vai definir o novo prefeito de Tibau. Entre os dias 13 e 18 de maio, deverão ser realizadas as convenções partidárias para a escolha dos candidatos a prefeito e vice. Poderão concorrer aos cargos, as pessoas que estejam filiadas a partido político e tenham domicílio eleitoral até um ano antes da data marcada para o pleito. A posse dos eleitos deve ocorrer em 16 de julho. As regras desta eleição estão contidas na Resolução Nº 08 do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.


Em 30 de março, a Corte Eleitoral cassou o mandato do prefeito Francisco de Assis Diniz (PSB), em virtude da prática do abuso de poder econômico. Na campanha municipal de 2008, sua campanha distribuiu mais de 500 itens de produtos de higiene e medicamentos a eleitores, sem que fosse comprovada a urgência da medida como prestobarba, fraldas, cotonetes e bloqueadores solares, entre outros artigos. Com a decisão, também perdeu o cargo, o vice Luiz Nazareno de Souza. Assumiu o cargo, provisoriamente, a vereadora Evaneide Fernandes, à frente da gestão municipal deste 31 de março. Ela também pertence aos quadros do PSB.


A propaganda eleitoral somente será permitida na campanha suplementar de Tibau, a partir de 21 de maio. Desta data até o dia da eleição, o cartório eleitoral da 32ª Zona Eleitoral – sediada em Areia Branca – funcionará das 14h às 19h, em regime de plantão, aos sábados, domingos e feriados. Conforme o texto da Resolução, poderão votar nas eleições de 20 de junho, os eleitores que tiveram suas inscrições ou transferências requeridas até 20 de janeiro de 2010, desde que tenham sido deferidas pelo Juízo da 32ªZE.


A abertura de conta bancária específica para movimentação de recursos financeiros durante a campanha das eleições suplementares será feita com o CPF do candidato ou, no caso de comitê financeiro, com o CPF do respectivo presidente.


Debates somente poderão ser realizados até 18 de junho, prazo final também para a propaganda gratuita no rádio e na televisão e em páginas institucionais na Internet. No sábado anterior à eleição, 19 de junho, é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes e amplificadores de som, entre 8h e 22h.


Depois das eleições municipais de 2008, o TRE do Rio Grande do Norte realizou duas eleições suplementares : em 1º de março de 2009 em Patu (foto) e no dia 26 de julho, também no ano passado, em São José de Campestre.



Nenhum comentário :