quarta-feira, 28 de abril de 2010

LDO 2011 TRANSFERE FUNÇÕES DO LEGISLATIVO PARA O EXECUTIVO


Lei de Diretrizes Orçamentárias 2011 transfere funções do Legislativo para o Executivo

Rogério Marinho: “É como colocar a raposa para tomar conta do galinheiro”


Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (26/04) o deputado federal Rogério Marinho (PSDB/RN) abriu debate sobre o texto da LDO de 2011, que segundo ele, contém instrumentos que diminuem o Legislativo ao transferir atribuições para Poder Executivo, desequilibrando o pacto democrático existente em nosso País.


“É típico de uma sociedade totalitária sufocar o Poder Legislativo. E eu não tenho dúvida que todos os Deputados desta Casa, independentemente de seu posicionamento, de serem Oposição ou Governo, de forma irresignada e resoluta, se colocarão contra esse projeto de lei e, em especial, contra determinado artigo”, ressaltou o líder tucano do RN.


De acordo com o texto da LDO se o Governo executar uma obra com indício de superfaturamento, mas um fator posterior, no caso a eleição, ela será executada mesmo que os recursos estejam sendo desviados. E o Poder Legislativo não poderá usar as suas atribuições para paralisar aquela obra e escutar o Tribunal de Contas da União, que é um órgão auxiliar do Parlamento, do Legislativo, para que os problemas sejam sanados e o dinheiro público seja preservado.


“O Governo quer transferir esta situação para o Executivo. Isso é uma maneira muito prática de sufocar o Legislativo e desequilibrar o pacto entre os Poderes. É a mesma coisa, se me permitem as senhoras e os senhores, que colocar a raposa para tomar conta do galinheiro”, enfatizou Rogério.


O texto ainda será discutido na Comissão de Orçamento da Casa e no Plenário, mas Rogério defende desde a preservação do Parlamento, independente da posição de Oposição ou de Governo, que é contigencial e circunstancial, como ele classificou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário :