sábado, 24 de abril de 2010

ENTREVISTA DO GOVERNADOR IBERÊ FERREIRA


Por: Carlos Skarlack

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), sinaliza que durante a campanha eleitoral, não se furtará debate sobre qualquer assunto.

Uma prova são os recados duros, que manda a adversários como o senador José Agripino e a senadora Rosalba Ciarliini, com quem disputará o Governo do Estado.

Ao comentar declarações de Rosalba, que responsabilizou o Governo do Estado, pela construção do Presídio Federal em Mossoró, Iberê, é afirmativo, considerando que ela deveria saber que uma obra dessa, é de responsabilidade do Governo Federal.

Sobre o desafio de Agripino, para que as demais lideranças do Estado provem que tem ficha limpa, o governador ironiza, dizendo que isso é uma obrigação de todo e qualquer homem público.

Nesta entrevista, Iberê Ferreira de Souza, confirma que vai criar uma Secretaria Especial para Mossoró e Região Oeste; diz vai tentar convencer ao deputado federal João Maia a levar o PR para uma coligação com o PSB e revela que tem reagido positivamente ao tratamento de saúde em São Paulo.


Nomomento.com – Governador Iberê Ferreira de Souza, como está sendo o desafio de governar o Rio Grande do Norte.

Iberê Ferreira – O nosso desafio maior era assumir o Governo, mas lamentavelmente, aconteceram problemas de saúde. Porém, estou enfrentando, estou com muita fé. Já inicie o tratamento em São Paulo, e estou dividindo o tempo, esperando que nas próximas quatro semanas já esteja em condições de cumprir expediente integral no governo, e especialmente, em Mossoró e região Oeste onde quero ser mais presente.

Nomomento.com – Como o senhor tem reagido aos primeiros momentos do tratamento?

Iberê Ferreira - Surpreendentemente não tenho tido os efeitos colaterais que se esperava. Tenho tido a sorte, e a ajuda de Deus, com as orações de amigos, do povo, de me sentir bem nesse primeiro momento.

Nomomento.com – Como tem sido sua rotina?

Iberê Ferreira – Tenho dividindo meu tempo entre o tratamento e o acompanhando das ações do Governo. É claro que gostaria de poder participar diretamente das reuniões, das decisões, mas a saúde vem em primeiro lugar e se Deus permitir, logo estarei recuperado.

Nomomento.com – O que o senhor resumiria das ações já anunciadas?

Iberê Ferreira - Na área de segurança nós anunciamos logo na primeira semana, nove medidas. As primeiras medidas que considero importantes, que não são definitivas, pois teremos outras, mas que marcam o início de uma série de ações. Agora, vamos implantar cada uma para que não fique muita coisa dependendo.

Nomomento.com – O que o senhor destacaria nesse pacote de medidas?

Iberê Ferreira - Uma das coisas que acho importante é se combater a criminalidade, principalmente entre os jovens. Não tem uma cidade do Estado, que não esteja enfrentando os efeitos das drogas. O interior tinha um comando, cujo comandante ficava em Natal. Então dividimos e criamos um para a região Metropolitana, e mais três outros comandos, com um funcionando em Mossoró, para cuidar da Região Oeste.

Outro em Caicó, para cuidar da região Seridó e outro em Santa Cruz. Com isso teremos comandantes nos próprios municípios. Ele terá que residir nessa cidade. Todo Estado maior ficará com estrutura independente para manutenção da segurança na região sob o comando dessa pessoa. Cada região terá agora a sua estrutura com poder de decisão própria. As decisões de cada região ficarão sob a responsabilidade do comando. Muitas vezes tinha que se fazer uma blitz, e era preciso de autorização de Natal. Agora, não. Aqui se terá estrutura e poder para decidir.

Nomomento.com – Quando esses comandos passarão a funcionar efetivamente?

Iberê Ferreira - Já conversei com o comandante da PM e ele está tomando as providências, para montagem da estrutura e nos próximos 30 dias os comandos estarão instalados, com as estruturas para o pleno funcionamento.

Nomomento.com – O Governo do Estado também está investindo na recuperação de estradas?

Iberê Ferreira – Sim. Nós assinamos ordem de serviço para a recuperação e reconstrução de estradas que estavam precisando, pois estavam esburacadas. São rodovias novas. Entre essas estradas temos diversas na região Oeste. O que ficou muito claro é que essas estradas serão reconstruídas e o Governo só receberá cada uma delas, com as sinalizações vertical e horizontal. As estradas serão mais largas

Nomomento.com – Essas obras já estão começando?

Iberê Ferreira - Algumas obras já foram iniciadas. É evidente que algumas empresas ganharam mais de uma, mas todas já foram autorizadas e os recursos estão aqui graças à negociação da governadora Wilma de Faria, junto ao BNDS. Ela conseguiu o dinheiro, mas não teve tempo de realizar os serviços, Nosso grande trabalho é agora agilizar.

Nomomento.com – Em Mossoró tem uma obra importante que é a do Complexo Viário da Abolição...

Iberê Ferreira - È uma obra delegada pelo Governo Federal, que teve alguns atrasos em decorrência de projetos, mas parece que a coisa agora está caminhando mais rapidamente.

Nomonmento.com – Sobre a construção da Adutora Apodi/Mossoró?

Iberê Ferreira - As licitações já estão na rua. Foram duas. Uma para trazer água através da adutora e uma outra para ampliação e substituição da rede de abastecimento de Mossoró. São mais de 200 quilômetros. Essa é uma obra muito importante, pois todos sabem que a rede de distribuição de água de Mossoró está destruída.

Nomomento.com – O seu governo tem outras importantes obras para realizar em Mossoró...

Iberê Ferreira – É verdade. Temos aí o Parque da Cidade e várias outras. Eu tenho dito que Mossoró é uma locomotiva do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Por isso, também estamos providenciando outra Central do Cidadão. A atual não oferece mais condições, pois ficou pequena, e determinei ao secretário Leonardo Arruda, e ele já esteve em Mossoró, e encontrou algumas opções no Alto de São Manoel, onde deveremos instalar a segunda Central do Cidadão na cidade. E vamos realizar muito mais em Mossoró.


Nomomento.com – O senhor irá criar uma secretaria para cuidar das questões de Mossoró e Região?

Iberê Ferreira - Eu estou lamentando não ter ido ainda em Mossoró, depois que assumi o Governo. Mas Mossoró e o Estado sabem, que não tenho ido, em função de minha saúde. Espero que logo que seja liberado, possa ir a Mossoró, instalar a Secretaria Especial. Assim vou ficar muito mais próximo de Mossoró, evitando que as pessoas da cidade e região Oeste tenham que vir a Natal para fazer o acompanhamento de seus assuntos. Vou instalar lá uma secretaria que possa atender e facilitar as pessoas de Mossoró e região Oeste. Será uma Secretaria Especifica para coordenar as ações da Região Oeste.

Nomomento.com – O senhor tratou com seus aliados de Mossoró, do nome que ocupará essa pasta?

Iberê Ferreira - Ainda não. Disse apenas que vou ouvir sugestões, mas vamos escolher um nome que possa aglutinar todas as tendências. Será criada uma Secretaria Especifica, e é evidente que terá um gabinete para o governador. Será uma Secretaria para coordenar todas as ações da região Oeste. Muitas vezes o prefeito vem do Oeste para tratar de um assunto simples em Natal. Agora é nossa obrigação atender essas pessoas lá, e por isso vamos criar essa Secretária.

Nomomento.com - Quando o senhor pretende criar essa Secretaria?

Iberê Ferreira – Logo, em breve, vamos encaminhar um projeto de criação para a Assembléia Legislativa. Enviamos esta semana uma proposta de remanejamento de Orçamento, e outras matérias. Em seguida vamos encaminhar essa proposta de criação da Secretaria para Mossoró e Região Oeste.

Nomomento.com – Qual a sua expectativa para aprovação dessas matérias, levando-se em conta, que hoje a bancada de oposição é maioria na Assembléia Legislativa?

Iberê Ferreira - Minha expectativa é a mais positiva possível, pois tenho dito que não encaminhei para Assembléia Legislativa, nenhum projeto de interesse pessoal. Levei propostas sobre aquilo que os deputados já aprovaram, já que foram aprovadas matérias como a criação de Plano de Cargos e Salários. Mas os parlamentares não aprovaram o remanejamento e isso se faz necessário para que os compromissos sejam honrados.

Temos uma proposta de mobilidade urbana, são recursos para a Copa do Mundo, e acho que é de interesse do Estado, e não pessoal, ou político. Também temos uma proposta de desarmamento e esperamos que esses projetos sejam aprovados.

Nomomento.com – Nessa área de segurança, temos uma polêmica em Mossoró, que é a instalação do Presídio Federal. Por exemplo, a senadora Rosalba Ciarlini, que deverá ser sua adversária, acusou recentemente, que essa foi uma obra do governo Wilma de Faria, do qual o senhor é apontado como o continuador...

Iberê Ferreira – A senadora Rosalba deveria primeiro se informar e ter conhecimento, pelo cargo que ocupa, sobre o que é de responsabilidade de cada instância administrativa e não ficar falando esse tipo de coisa. Ela deveria saber que o Presídio Federal foi uma obra do Governo Federal. O mesmo governo do presidente Lula, que ela passou a elogiar. O mesmo governo que está liberando recursos para a construção do Complexo Viário, em Mossoró e que tem realizado obras como saneamento básico e atendido aos mais carentes com programas sociais importantes do município. Agora, o que compete ao Estado, isso sim, nós temos feito e vamos continuar investindo na área da segurança do povo de Mossoró e do Rio Grande do Norte, sem jamais esquecer que a violência existe não apenas aqui, mas em todo o planeja.

Nomomento.com – Como o senhor recebeu a formação de uma aliança na chapa proporcional entre PR, PMDB e PV, que poderá reduzir seu tempo no horário eleitoral?

Iberê Ferreira – Eu tive conhecimento prévio da formação da aliança, mas não tinha voz, nem voto. No PMDB, desde o início, seu presidente, o deputado federal Henrique Alves, informava que iria respeitar a posição do senador Garibaldi Filho. Por isso nunca contamos com o tempo do PMDB. Com relação ao PR, que também nos apóia, ultimamente anunciou essa aliança.

Nomomento.com - Qual a sua opinião sobre a aliança?

Iberê Ferreira - Eu lamento e preferia que o PR estivesse na coligação com o PSB. Mas de qualquer maneira, temos que respeitar as pessoas. Eu sou do PSB, e nós preferíamos que se fizesse uma aliança mais ampla, pois acho até que nós poderíamos até fazer um número maior de parlamentares.

Nomomento.com – O senhor ainda espera uma mudança de rumo nessa aliança?

Iberê Ferreira - Ainda espero, pois minha opinião é que o PMDB, junto com o PV, os dois já garantiriam os votos para a eleição de Henrique e de um nome do PV. Conversei com João Maia, apenas argumentando, mas respeito. Vamos ver se eu consigo convencer a se fazer uma aliança mais ampla

Nomomento.com – O PR chegou a ser convidado a indicar o candidato a vice, em sua chapa?

Iberê Ferreira -. Não. Oficialmente, não. Houve conversa, sim. O PR tem bons nomes, o próprio deputado João Maia, e também tem vários outros nomes que poderiam participar da chapa. Mas nessa situação, é evidente que não pode.

Nomomento.com – Quando o senhor anunciará seu companheiro de chapa?

Iberê Ferreira - Tenho dito que o vice, nós só vamos fechar antes da convenção. Não podemos e não vamos fechar agora, pois precisamos deixar em aberto, pois pode haver alguma mudança.

Nomomento.com – O nome da deputada Larissa Rosado poderia ser uma opção para vice?

Iberê Ferreira – Larissa Rosado é uma companheira valorosa, que tem nos ajudado e é um bom nome. Como também temos outros nomes. Mas nossa decisão é de não fechar a chapa agora.

Nomomento.com - Existe acordo entre o senhor e Carlos Eduardo Alves, do PDT, para que se um vier a passar para o segundo, apoiar o outro?

Iberê Ferreira - Isso é um entendimento muito difícil, pois pode ser que eu vá para o segundo turno com ele e aí não tem como. Acho que se especula esse tipo de acordo, pelo fato de nós sermos da base de apoio do presidente Lula.

Nomomento.com – Sobre a participação do presidente Lula, na campanha?

Iberê Ferreira. Tenho lido na imprensa que o presidente não pretende participar da campanha em Estados onde sua base venha a contar com dois candidatos ao Governo. Mas, nos segundo, ele virá participar da nossa campanha.

Nomomento.com – O senador José Agripino apresentou documentos provando que tem ficha limpa, e desafiou tanto a ex-governadora Wilma de Faria, como outras lideranças a fazem o mesmo. Durante a campanha eleitoral, se desafiado, um senhor também apresentará sua ficha?

Iberê Ferreira – Ter ficha limpa é uma obrigação de cada homem público, de cada liderança política. Não nenhum favor. E eu não apresentarei ficha, pois não tenho ficha. E se tivesse seria uma ficha limpa. Engraçado, que o senador José Agripino vive falando de ficha limpa, mas ele precisa saber que aqui, nós também temos ficha limpa. Só acho que o povo deseja um debate é sobre propostas, e não sobre esse tipo de coisa.

Nenhum comentário :