quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ECONOMIA SIMPLIFICADA



ECONOMIA SIMPLIFICADA
MERCADO

MERCADO - É o local onde se encontram produtores e consumidores ou vendedores e compradores.

MERCADO FUTURO - Mercado no qual são realizadas operações envolvendo lotes padronizados de commodities ou ativos financeiros, para liquidação em datas prefixadas.

MERCADO PRIMÁRIO - É nele que ocorre a colocação de ações ou outros títulos, provenientes de novas emissões. 

As empresas recorrem ao mercado primário para completar os recursos de que necessitam, visando ao financiamento de seus projetos de expansão ou seu emprego em outras atividades.

MERCADO SECUNDÁRIO - No qual ocorre a negociação dos títulos adquiridos no mercado primário, proporcionando a liquidez necessária.

 MERCADO A TERMO - Mercado no qual se processam as operações para liquidação diferida, em geral após trinta, sessenta ou noventa dias da data de realização do negócio.

MERCADO A VISTA - Mercado no qual a liquidação física (entrega dos títulos pelo vendedor) se processa no 2º dia útil após a realização do negócio em pregão e a liquidação financeira (pagamento dos títulos pelo comprador) se dá no 3º dia útil posterior à negociação, somente mediante a efetiva liquidação física.

MERCADO DE AÇÕES - Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.

MERCADO DE BALCÃO - Mercado de títulos sem lugar físico determinado para as transações, as quais são realizadas por telefone entre instituições financeiras. 

São negociadas ações de empresas não registradas em bolsas de valores e outras espécies de títulos.

MERCADO DE CAPITAIS - Conjunto de operações de transferência de recursos financeiros de prazo médio, longo ou indefinido, efetuadas entre agentes poupadores e investidores, por meio de intermediários financeiros.

MERCADO DE AÇÕES - Mercado no qual são negociados direitos de compra ou venda de um lote de valores mobiliários, com preços e prazos de exercício preestabelecidos contratualmente. 

Por esses direitos, o titular de uma opção de compra paga um prêmio, podendo exercê-los até a data e vencimento da mesma ou revendê-los no mercado. 

O titular de uma opção de venda paga um prêmio e pode exercer sua opção apenas na data do vencimento, ou pode revendê-la no mercado durante o período de validade da opção.

MERCADO FINANCEIRO - É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. 

No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médio, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro e fixo. 




Nenhum comentário :