segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


 O MUNDO É PLANO


Boa Noite. Estou lendo partes do livro "O mundo é plano", de Friedman (livro surpreendente, diga-se de passagem) e me deparei com a afirmação de que a melhor forma dos mercados competirem com a poderosa China é concentrar-se na criação de empregos que agregam maior valor. 

Fiquei em dúvida com relação a isso, fato que me levou a seu site. Gostei bastante da explicação de valor agregado e fiquei analisando essa afirmação. 

Realmente, a maior produção da China são "quinquilharias" tecnológicas (particularmente sou compradora viciada em um site chinês!). Contudo, mais abaixo, o texto afirna que "A China não deseja apenas enriquecer; quer ser poderosa. A China não quer somente aprender a fabricar carros da GM; quer ser a GM e destronar a GM". 

Aqui restou-me uma dúvida: carros não são produtos com alto valor agregado? Como competir com um mercado que quer apoderar-se do mercado mundial, com todos os tipos de produto. Para mim, ficou um tanto destoante essa parte do texto. Qual sua consideração.

Ah, desculpe-me invadir seu e-mail, o que mais me impressionou foi encontrar um texto tão explicativo e... da minha terra natal, que há tempos não retorno! 

Sou mestranda da UFPB, em Direito Econômico e trabalho com a questão do Comércio Eletrônico.

Grata pela atenção.

Ana Paula Marques


NOTA DO BLOG:

Inicialmente gostaria de agradecer a referência elogiosa ao Blog e o prazer de tê-la como leitora.

Ana Paula, infelizmente ainda não tiver a oportunidade de ler o livro, o que de certa forma fica difícil fazer uma consideração mais abalizada, da forma como é apresentado no texto.

Garanto que vou comprar e ler - por sua indicação - e retornarei o contato com você, mais gostaria de adiantar, que na ninha opinião, o objetivo prioritário da China, não é simplesmente a riqueza, e sim o poder.

Sabemos que a riqueza e o poder são duas coisas distintas, porém inter-relacionadas.

A riqueza compra e o poder manda.

Na minha ótica, esse é o objetivo maior da China, que busca o poder para mandar, se impor como maior potência econômica do mundo - coisa que eu não  acredito - pois quem entende mesmo de economia são os americanos, não é a toa que há mais de meio século dominam a economia mundial.

Com relação ao carro, quanto mais  modificações sofrer na sua fabricação, mais alto fica o seu valor agregado.




Um comentário :

apms disse...

Fiquei feliz ao me deparar com meu e-mail em seu blog. Realmente o livro é muito interessante, li somente dois capítulos e sei que irá gostar. Um outro autor escreveu "O mundo não é plano", como forma de discordar do livro "O mundo é plano". Recomendo só se vc quiser ter certeza de opinião, basicamente fala da fome na África. Bom, particularmente não gostei, como se a competência dos países em se desenvolver ocasionassem a fome em outros países. FicaAdica.