TEMAS RURAIS E MULHERES DO CAMPO SERÃO O FOCO DO 8 DE MARÇO DESTE ANO
Este ano, as atividades em torno do Dia Internacional da Mulher (08 de março) terão como foco principal temáticas do campo e as mulheres trabalhadoras rurais. A escolha da pauta se deu em decorrência da Marcha das Margaridas, uma das principais mobilizações do movimento feminista e do sindicalismo rural do país que será realizada nos dias 16 e 17 de agosto de 2011, na Esplanada dos Ministérios.
Segundo a militante da Marcha Mundial das Mulheres, Adriana Vieira, além de ressaltar o campo nas atividades do 08 de março deste ano, o tema prostituição também será discutido. “Iremos receber a Copo do Mundo em breve e sabemos que muitos países-sede regulamentam ou deixam abertura para essa atividade no período dos jogos. Aqui no Brasil, já existe a articulação de projetos de lei propondo a legalização apenas nesse período. Por isso, desde já queremos fomentar a discussão na população para que veja essa atividade como um tipo de mercantilização do corpo da mulher”, destaca.
Durante a plenária estadual realizada no mês passado em Mossoró, as militantes decidiram prorrogar as atividades do 08 de março para a semana seguinte ao Carnaval. Assim, entre os dias 14 e 18/03 serão organizadas mobilizações nos municípios da Região Oeste onde a Marcha Mundial das Mulheres atua.
“Como o 08 de março este ano é durante a semana de Carnaval e muita gente se dispersa ou viaja, vamos organizar as atividades na outra semana. Teremos um encontro de formação envolvendo diversas temáticas, momento de articulação com a pauta da Marcha das Margaridas 2011 e também uma passeata. Alguns municípios optaram por fazer atividades na semana do Carnaval mesmo, como é o caso de Tibau, que organiza o Grito Carnavalesco”, conclui Adriana.
Informações: Adriana Vieira – (84) 88494002/ 33161537
Nenhum comentário :
Postar um comentário