terça-feira, 21 de setembro de 2010

POR ANITA LEOCÁDIA PRESTES


  Caro Companheiro e Amigo:
          
Encaminho carta que foi enviada por ANITA LEOCÁDIA PRESTES para o Embaixador da República Russa, à respeito de matéria publicada HOJE (21/09), no "O Globo", na coluna de Ancelmo Góis.
                        
 Saudações,
 LUIZ  RAGON

   
CARTA DE ANITA LEOCÁDIA PRESTES PARA O EMBAIXADOR DA REPÚBLICA RUSSA

   Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2010.

Ao Embaixador da República da
Federação da Rússia no Brasil
Serguey Pogóssovitch Akopov

            Exmo.Senhor.

            Tomei hoje conhecimento de que o chanceler da República da Federação da Rússia, Sr. Serguei Lavrov, vai fazer a entrega à família de Luiz Carlos Prestes de manuscritos inéditos do meu pai, em cerimônia no Palácio do Planalto, dia 8 de outubro próximo, notícia publicada na coluna do jornal do RJ “O Globo” assinada por Ancelmo Gois (21/09/2010, p.18).
          
  Devo transmitir-lhe minha surpresa por não me ter sido comunicada nem ter sido eu convidada para tal cerimônia, uma vez que não só sou filha de Luiz Carlos Prestes com Olga Benario Prestes, como autora do único trabalho de pesquisa existente de caráter acadêmico sobre a Coluna Prestes. Minha tese de doutorado sobre a Coluna Prestes foi defendida em 1989 na Universidade Federal Fluminense, com a presença do meu pai, que participou ativamente da sua elaboração. Posteriormente foi publicada pelas Editoras “Brasiliense” e “Paz e Terra” com o título “A Coluna Prestes”, já contando com quatro sucessivas edições. O livro foi também premiado pela “Casa de las Américas”, renomada instituição cultural de Cuba.
           
Devo informar-lhe ainda que sou Presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes, instituição cultural e de pesquisa, fundada legalmente no ano de 2009 e que dispõe de importante acervo documental relacionado com Luiz Carlos Prestes. A instituição mantém um sítio permanente na Internet (www.ilcp.org.br), que vem sendo amplamente acessado pelo público. Sinto-me, portanto, no direito de reivindicar a documentação, que deverá ser disponibilizada pelo Governo da República da Federação da Rússia, para o acervo do Instituto Luiz Carlos Prestes.
   
         Certa de sua compreensão e aguardando resposta à minha demanda,
                                                                    
   Atenciosamente,
Anita Leocádia Prestes
  Profa. Dra. do Programa de Pós-grde História Comparada da UFRJ   e
   Presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes
             



                                                                               

Nenhum comentário :