sábado, 18 de setembro de 2010

RESULTADO DO PLEBISCITO


Divulgada apuração de votos de Mossoró e 

região para o plebiscito popular Pelo Limite da 

Propriedade da Terra

O resultado com o total de votos de Mossoró e Região para o plebiscito popular Pelo Limite da Propriedade da Terra foi divulgado hoje, 17/09, à tarde, pelo coordenador Antonio Carlos, representante da Pastoral Operária e do Secom.  Segundo Carlinhos, como é mais conhecido, foram apurados 4.856 votos das 56 urnas distribuídas pela região.

O “sim” recebeu 95% na primeira pergunta (Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?) e 90% na segunda (Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?). Do total, 1,9% votaram em branco e 0,3% anulou o voto.

Para Carlinhos foi muito importante a participação de Mossoró e Região nesse processo. “A população da Região Oeste mostrou como é importante fazer uma democracia participativa”, afirmou. Após a apuração no Estado, os dados serão enviados para a contagem nacional. O resultado final do plebiscito será divulgado até o início do próximo mês.  

A militante da Marcha Mundial das Mulheres, Adriana Vieira, ratifica a importância dessa consulta popular. “A terra precisa ser distribuída de forma mais justa e é apenas limitando a quantidade de propriedade que cada pessoa pode ter que conseguiremos beneficiar a todos”. 

O plebiscito tinha como objetivo assegurar na Constituição Federal o limite da propriedade da terra em 35 módulos fiscais, acima disso seria destinado ao patrimônio público para fins da reforma agrária.

Vários países já adotaram esse limite e a medida deu certo, como foi o caso da Itália, Japão, Cuba, Filipinas. O Brasil está com a oportunidade de também decidir também sobre essa importante questão para a reforma agrária. O site para obter mais informações sobre o plebiscito é www.limitedaterra.org.br. 

Assessoria de Imprensa - Leilane Andrade -  leilaneandrade@gmail.com

Nenhum comentário :