sábado, 19 de março de 2016

ANALISTAS RECOMENDAM PRECAUÇÃO 

 A INVESTIDORES EM MEIO

 A TURBULÊNCIA


A instabilidade político-econômica que o Brasil vive atualmente pode trazer dúvidas sobre manter uma aplicação financeira ou partir para ganhos maiores.

Apesar de a flutuação abrir possibilidades, analistas ouvidos pela Folha pregam cautela, principalmente a pequenos investidores.

A perspectiva de alocar o dinheiro em outros investimentos parecem tentadoras. Na quinta-feira (17), o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, subiu 6,6%, enquanto o dólar teve queda de 4,2%. A movimentação, contudo, pode ser perigosa.

"A recomendação ao pequeno investidor é não fazer movimentos bruscos, já que, em momentos de nervosismo como o atual, existe a possibilidade de ganhos, mas a chance de perda também é enorme", afirma o administrador de investimentos Fábio Colombo.

Para ele, o investidor deve esperar um aceno mais concreto do mercado.

Analistas alertam ainda para o perigo da busca por resultados no curto prazo.

"A Bolsa subindo tanto pode parecer tentador. Porém, acho que o mais importante é não arriscar tentando ganhar rapidamente", afirma Marcelo D'Agosto, consultor financeiro da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Outro ativo que sofre grande variação com as mudanças políticas é o dólar.

Por isso, a atenção com operações relacionadas a moeda norte-americana deve ser redobrada.

"O dólar é ainda mais difícil de prever. Então evite entrar em papo de amigo, porque a chance de perder é grande", afirma Colombo.


RENDA FIXA


As variações do mercado, porém, não afetam bruscamente investimentos de renda fixa. Por isso, quem deseja escapar do baixo rendimento da poupança deve analisar essa possibilidade.

"Se o investidor optar por um título, público ou privado, com taxas relativamente baixas, ele não correrá grandes riscos e poderá ter um rendimento melhor que o da poupança", afirma Virgínia Prestes, professora de finanças da Faap, em São Paulo.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário :